O recente lançamento do GeoRisk pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) marca um avanço significativo na previsão e monitoramento de deslizamentos de terra no Brasil. Agora, em uma evolução natural deste sistema, o Cemaden e a Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina estão colaborando em um projeto inovador para aprimorar ainda mais esta ferramenta, com foco nas especificidades do estado catarinense.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
O GeoRisk, lançado em 17 de fevereiro de 2025, já representa um salto tecnológico ao oferecer alertas com até 72 horas de antecedência. Liderado pelo Cemaden, o projeto conta com a participação ativa da Defesa Civil de Santa Catarina, além da UFSC, INPE, UNIFEI e UNESP.
Veja a linha do tempo dos desastres e os fenômenos associados
O novo sistema promete oferecer alertas ainda mais precisos e detalhados, adaptados à realidade geográfica e climática de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Pelo histórico de tragédias, o modelo pode auxiliar muito na mitigação dos efeitos das manifestações climáticas extremas em Santa Catarina.
Este esforço conjunto não apenas melhora a capacidade de resposta a eventos extremos, mas também contribui para a construção de comunidades mais resilientes e seguras frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Leia Mais
Com “varredura” da PM, Carnaval de rua em Florianópolis já tem hora para terminar
Praia famosa de Florianópolis tem Mapa do Sexo
Ministro do STF será homenageado em Florianópolis