O que fazer na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú

A Avenida Atlântica é uma via icônica de Balneário Camboriú, uma das principais cidades turísticas do Litoral Norte de Santa Catarina. São quase seis quilômetros de extensão de avenida que percorre três diferentes bairros: Barra Sul, Centro e Pioneiros (Barra Norte).

A icônica Avenida Atlântica é a divisora entre a areia da Praia Central e os bares, restaurantes e altos prédios de Balneário Camboriú – Foto: Alfabile/PMBC/Divulgação

É ela quem margeia a Praia Central, a mais famosa da cidade. Considerando o sentido da via para os carros (direção Barra Sul – Barra Norte), do seu lado esquerdo estão as residências, incluindo alguns dos prédios mais altos do Brasil; o comércio; os bares e restaurantes.

Do lado direito, a ciclovia, o calçadão, a areia alargada da praia e o mar. O exato local onde se reúnem milhões de pessoas no verão e no show da virada de ano, um dos mais famosos do país. Em suas extremidades ficam algumas das principais atrações turísticas de Balneário Camboriú.

Quem vai a Balneário Camboriú tem de colocar a Avenida Atlântica no roteiro. Confira abaixo tudo o que ela tem a oferecer.

Atrações turísticas: o que fazer na Avenida Atlântica

  • Vista do lado da Barra Sul, com o prédio do Parque Unipraias no meio e ao lado os barcos piratas - Rodrigo Luft/PMBC/Divulgação
    Vista do lado da Barra Sul, com o prédio do Parque Unipraias no meio e ao lado os barcos piratas – Rodrigo Luft/PMBC/Divulgação
  • Os bondinhos aéreos são uma das principais atrações turísticas de Balneário Camboriú - Alfabile/PMBC/Divulgação
    Os bondinhos aéreos são uma das principais atrações turísticas de Balneário Camboriú – Alfabile/PMBC/Divulgação
  • Estação de embarque do Barco Pirata fica ao lado do Parque Unipraias - Power Produtora/PMBC/Divulgação
    Estação de embarque do Barco Pirata fica ao lado do Parque Unipraias – Power Produtora/PMBC/Divulgação
  • O Molhe da Barra Sul é também uma estrutura turística que parte da Avenida Atlântica - Power Produtora/PMBC/Divulgação
    O Molhe da Barra Sul é também uma estrutura turística que parte da Avenida Atlântica – Power Produtora/PMBC/Divulgação
  • Fachada da Aventura Pirata, na Avenida Atlântica - Redes Sociais/Divulgação
    Fachada da Aventura Pirata, na Avenida Atlântica – Redes Sociais/Divulgação
  • A Roda Gigante "encerra" a Avenida Atlântica no lado Norte - Divulgação
    A Roda Gigante “encerra” a Avenida Atlântica no lado Norte – Divulgação

A Avenida Atlântica em suas extremidades Sul e Norte é demarcada por algumas das principais atrações turísticas de Balneário Camboriú. No bairro Barra Sul, em sua primeira esquina, encontra-se o Parque Unipraias, de onde partem os famosos bondinhos aéreos que vão até a Praia de Laranjeiras, proporcionando uma das vistas mais bonitas da cidade.

De um lado do parque, está o ponto de embarque do clássico passeio de Barco Pirata, localizado à beira do Rio Camboriú. Do outro, o Molhe da Barra Sul. Poucos metros mais adiante, chega-se ao Aventura Pirata, uma atração que une espetáculo teatral, jogos interativos e um pequeno museu com peças tiradas do fundo do mar.

Na outra ponta da via, já no bairro Pioneiros, é dela que parte o Molhe da Barra Norte, que atravessa a areia da Praia Central até avançar pelo mar. Ao seu lado está a famosa Roda Gigante, com seus 80 metros de altura do chão. Embora seu endereço oficial seja Estrada da Rainha, é ela quem “encerra” a principal via de BC.

Prédios

Vista área da Praia Central de Balneário Camboriú. Do lado esquerdo ao meio da foto, o mar esverdeado e a areia da praia. Do lado direito, a Avenida Atlântica e os altos prédios. Ao fundo, morros cobertos por vegetação. Os altos e luxuosos prédios de Balneário Camboriú renderam à cidade o “título” de Dubai brasileira – Foto: Power Produtora/PMBC/Divulgação

Embora não sejam equipamentos turísticos, não deixam de ser atrações os altos prédios de Balneário Camboriú. Apelidada, por isso mesmo, de Dubai Brasileira, a cidade irá concentrar nos próximos anos os dez prédios mais altos do país, considerando os lançamentos e construções em andamento.

Dos prédios já construídos e dos que vão vir, vários estão na famosa avenida. É o caso do atual mais alto do Brasil, o One Tower, com 290 metros de altura. Na via, há outros tantos arranha-céus luxuosos que se aproximam dos 200 metros.

Deve-se juntar a eles uma construção que vai desbancar qualquer outra e se tornar o prédio residencial mais alto do mundo. O Triumph Tower, ainda não lançado, deve ultrapassar os 540 metros de altura e terá como endereço também a Avenida Atlântica.

Calçadão e ciclovia: para andar pela Avenida Atlântica

A foto mostra a ciclovia da Avenida Atlântica, o calçadão com coqueiros e no canto esquerdo, a areia da praia e o mar. Os quase seis quilômetros de extensão podem ser aproveitados para caminhadas, corridas ou pedaladas à beira-mar – Foto: Alfabile/PMBC/Divulgação

Para carros, a via tem mão única, no sentido Barra Sul a Pioneiros (Molhe da Barra Sul a Roda Gigante). Entretanto, seus quase seis quilômetros de extensão dispõe de calçadão e ciclovia, o que permite pedestres, corredores e ciclistas irem e voltarem quantas vezes quiserem com segurança.

É possível alugar bicicletas em estabelecimentos na própria via (mais para o lado Norte) e também em ruas paralelas. Ao longo do caminho, você encontra bancos instalados estrategicamente debaixo de árvores e de frente para o mar, para tomar fôlego e contemplar a paisagem.

Nas duas extremidades da via, na Barra Sul e na Barra Norte, há parquinhos infantis à beira da praia para as crianças curtirem.

Restaurantes, bares, lanchonetes, cafeterias: onde comer na Avenida Atlântica

Foto noturna de uma balada na Avenida Atlântica. Várias pessoas estão na calçada em frente ao estabelecimento. Em frente à fachada, que não aparece direito, há seis coqueiros iluminados com holofotes verdes. O “forte” da avenida são seus bares e restaurantes – Foto: Marcos Schafer/PMBC/Divulgação

A Avenida Atlântica é a via de Balneário Camboriú que concentra mais restaurantes. Dos tradicionais frutos do mar, petiscarias, churrascarias, comida japonesa e pizzarias, todos eles têm em comum a vista para o oceano. Fora os restaurantes, há também bares, lanchonetes, cafeterias e os tradicionais quiosques pela orla da Praia Central.

À noite

Os responsáveis por agitar a noite de BC na Avenida Atlântica são os bares e baladas. Entre eles, os famosos Infarta Madalena Bar, o Taj Bar, eleito um dos melhores do Brasil e com apresentação de DJs a semana toda, e o Shed Bar. Nas imediações há tantos outros bares e baladas para curtir a noite na cidade.

Hotéis: onde se hospedar na Avenida Atlântica

Ao longo dos praticamente seis quilômetros de extensão há algumas opções de hotéis para se hospedar de frente para o mar. Os hotéis Bhally, Mercure, D’Sintra e Marambaia são alguns deles. Os valores de hospedagem para um final de semana em casal ficam em torno de R$ 500 a diária para dois.

Comércio: o que comprar na Avenida Atlântica

Ao longo da Avenida Atlântica há algumas lojas diversificadas, como de roupas, moda praia, sapatos e acessórios, presentes e conveniências. Ainda assim, o comércio não é o forte da famosa via.

Ruas próximas a ela concentram o aglomero comercial da cidade. A principal é a Avenida Brasil, paralela à Atlântica, e onde ficam o Atlântico Shopping e o Cinemara. Outras vias comerciais de BC são a Avenida do Estado, o calçadão da Avenida Central e a Terceira Avenida.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Indaial divulga percurso da Meia Maratona das 4 Pontes; prova será em 31 de agosto

O percurso inclui trechos pelas ruas centrais da cidade e a travessia por três pontes…

Prefeitura de Brusque decreta luto de três dias após morte de policial militar, filho e irmã no Oeste de SC

A Prefeitura de Brusque decretou luto oficial de três dias pela morte do policial militar…

Santa Catarina chega à marca histórica de 1 milhão

“É um sonho que está sendo realizado. Eu nem acreditei quando me ligaram, achei que…