A Secretaria de Estado da Saúde iniciou nesta quarta-feira (29), a distribuição dos testes rápidos para o diagnóstico da dengue. Nesta primeira remessa, Santa Catarina vai enviar 144.825 mil testes para 241 municípios.
Conforme diretor de vigilância epidemiológica, João Augusto Brancher Fuck, esse é um teste que consegue identificar se a pessoa tem a doença ou não. “É preciso ter cautela no uso dos testes. Também temos outras metodologias diagnósticas, mas essa é mais uma estratégia no enfrentamento da doença e a Secretaria de Estado da Saúde está comprometida em enviar rapidamente para as Gerências Regionais de Saúde”, comenta.
Segundo a Secretaria de Saúde Estadual, os testes foram enviados ao estado pelo Ministério da Saúde. O órgão federal usou como critério para a distribuição o número de notificações de casos suspeitos de dengue em Santa Catarina entre os dias 30 de junho de 2024 e 11 de janeiro de 2025.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
O mesmo critério foi utilizado para a definição da distribuição dos equipamentos aos municípios catarinenses.
Além disso, a Secretaria de Saúde também está distribuindo os aparelhos de hematócrito rápido, que servem para testar a gravidade da doença. O hematócrito é a medida da proporção de glóbulos vermelhos no sangue, indicador importante da hidratação e do estado da circulação sanguínea do paciente.
Em Blumenau, segundo a Secretaria de Saúde, os hematócritos e os testes rápidos ainda não chegaram ao município.
A vacina segue disponível em Blumenau para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Basta procurar uma Unidade de Saúde com sala de vacina ativa.
Leia mais notícias
Bombeiros encontram corpo carbonizado dentro de carro em chamas em Indaial
“Vitória para a família catarinense”; Estado proíbe músicas consideradas impróprias nas escolas
Projeto social da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau quer continuar ação para carentes; saiba como ajudar