• Home
  • Política
  • Após aço e etanol, parlamentares ainda pregam cautela sobre taxas de Trump

Após aço e etanol, parlamentares ainda pregam cautela sobre taxas de Trump

Integrantes da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo ainda pregam cautela quanto à política tarifária do presidente norte-americano, Donald Trump — mesmo após decreto para taxas ao aço e alumínio e menção ao etanol brasileiro em anúncio de tarifas recíprocas.

O deputado federal Julio Lopes (PP-RJ) assume em 2025 a presidência da Frente, que conta com 178 deputados e 18 senadores, e afirma em entrevista à CNN que há entre os parlamentares a avaliação de que, até este momento, as medidas de Trump não impactam de maneira relevante a competitividade do Brasil.

“As medidas anunciadas efetivamente até agora não devem afetar a competitividade do Brasil”, disse Julio Lopes, que hoje é secretário-geral da Frente e deve assumir a presidência em março. O presidente atual é o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP).

A cautela adotada se deve também ao fato de que, diferentemente de outros países ameaçados por Trump, o país tem déficit comercial com os Estados Unidos (cerca de R$ 283 milhões no ano passado). Isso significa que o Brasil importa mais do que exporta deste parceiro.

“A gente crê que isso está no radar da Casa Branca, que levará isso em consideração em suas ações”, disse.

Cautela a parte, caso o cenário mude e haja tarifas que prejudiquem a competitividade do país, o parlamentar vê o Brasil “bem posicionado” para se reposicionar no cenário global e acomodar danos. “Exportamos para uma série de países, para China inclusive, e podemos fortalecer relações com outros parceiros”, disse.

Trump assinou na segunda-feira (10) decreto que impõe tarifas de 25% para todas as importações de aço e alumínio a partir de 4 de março. E na última quinta-feira (13) anunciou que vai implementar tarifas recíprocas para países que impõem impostos sobre exportações norte-americanas. Ao anunciar esta medida, colocou o etanol brasileiro na mira das tarifas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

NSC conquista sete premiações no 4º Prêmio ACI OCESC de Jornalismo

Foram sete trabalhos vencedores (Foto: NSC, Reprodução) Profissionais da NSC foram reconhecidos no Prêmio ACI…

Acidente na BR-470 em Indaial deixa dois feridos após capotamento

Um acidente entre dois carros deixou duas pessoas feridas na tarde do domingo (23) na…

Sociedade Recreativa Indaial celebra 150 anos de história e tradição

A Sociedade Recreativa Indaial (SRI) celebrou seus 150 anos com um evento memorável, reunindo membros…