• Home
  • Geral
  • TJD nega novo pedido do Barra e Catarinense vai ter jogos no final de semana

TJD nega novo pedido do Barra e Catarinense vai ter jogos no final de semana

Pleno decidiu a favor do Barra e processo passa a tramitar no TJD do futebol de Santa Catarina (Foto: Carlos Rauen, NSC TV)

O Barra voltou a pedir a paralisação do Campeonato Catarinense de futebol. Nesta sexta-feira, o jurídico do clube de Balneário Camboriú pediu ao TJD que deixasse clara a manifestação do auditor Danilo Linhares da Costa, que votou a favor do Barra e mencionou em seu voto a paralisação da competição.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

TJD-SC aceita a denúncia do Barra e Campeonato Catarinense pode ser paralisado

O Catarinense 2025 vai parar? O que diz a Federação

Continua depois da publicidade

“O clube impugnante opõe Embargos de Declaração, suscitando, em suma, que a decisão embargada (i) “…não se pronunciou de forma clara e expressa acerca do pedido de paralisação da competição formulado pelo recorrente em sede de Recurso Voluntário…”, bem como (ii) que a decisão estaria recaindo em manifesta contradição, porquanto, segundo aduz, a “…suspensão do campeonato é, sem dúvidas, uma consequência/obrigação natural da decisão de não homologação de determinado resultado imposta no §3º do art. 84 do CBJD3 , especialmente quando essa decisão se origina da necessidade de garantir a legalidade e a integridade da competição.”

O auditor teve que se manifestar novamente, pois seu voto foi seguido por outros três auditores no julgamento desta quinta-feira e se realmente houvesse a definição de determinar a paralisação do Catarinense o TJD teria que encaminhar essa decisão à Federação Catarinense de Futebol.

Procuradoria do TJD indica manutenção da decisão do presidente contra recurso do Barra

No novo despacho desta sexta, o auditor Danilo Linhares da Costa faz uma retificação do seu voto, suprimindo a citação à paralisação do Catarinense. O auditor deixa claro o que decidiu:

“Ante o exposto, voto no sentido de conhecer e julgar procedente o Recurso Voluntário apresentado pelo Barra Futebol Clube S/A, para determinar o retorno do processo à Presidência, para que proceda na forma prevista no artigo 84, do CBJD, instaurando o devido processo, de forma a oportunizar o contraditório e ampla defesa a todos os que possam ser afetados pela presente decisão. Por cautela, com suporte nas disposições do §3º do artigo 84 do CBJD, voto no sentido de determinar à FCF que não homologue o resultado do jogo ocorrido na cidade de Nova Veneza, no dia 22/02/2025 – 16h30min, disputado entre as equipes do Caravaggio x Barra, válido pela 11ª rodada do Campeonato Catarinense – Série A – 2025, até que nova decisão colegiada seja proferida.

Continua depois da publicidade

Referida retificação faz-se necessária, a fim de preservar a congruência do voto com a legislação aplicável, convergindo no mesmo sentido do que restou consignado na Ata da Sessão de Julgamento ocorrida na data de ontem.”

Confira as datas e horários dos confrontos da semifinal do Campeonato Catarinense

Confira o despacho do presidente do TJD ao novo pedido do Barra de paralisação do Catarinense

Na sequência, o Presidente do TJD do futebol de Santa Catarina, Afonso Buerger Filho, se manifestou sobre todos os pedidos iniciais do Barra, negando a paralisação neste momento e indicando que se a Federação Catarinense de Futebol quiser ela pode seguir com a competição. Assim, os jogos marcados para este final de semana seguem confirmados.

Assim sendo, entendo que neste momento seria temerário cancelar a realização as partidas.

Contudo, se a organizadora do evento – Federação Catarinense de Futebol – entender o contrário, analisando eventual risco anulação de partidas do certame, não há óbice para esta agir, haja vista que (a) não há determinação de proibição para tal neste processo e (b) esta deter poder, por força do Regulamento Geral de suas competições conforme traz-se:

Continua depois da publicidade

Art. 152. Os casos omissos e as eventuais dúvidas que possam vir a surgir serão resolvidos pela Diretoria da Federação Catarinense de Futebol (FCF).

No regulamento específico do certame Série A 2025, o comando acima é replicado:

Art. 43. Os casos omissos e as dúvidas na interpretação deste Regulamento serão resolvidos pela Diretoria da Federação Catarinense de Futebol.

Assim INDEFIRO o pedido de suspensão do campeonato.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Homilia de missa fúnebre resgata legado de união do papa Francisco

Mais de 200 mil pessoas se reuniram na Praça São Pedro, no Vaticano, na manhã…

Jovem é esfaqueado em tentativa de assalto próximo a terminal de ônibus em Florianópolis

Caso aconteceu próximo ao terminal de ônibus da Trindade (Foto: Google Maps, Reprodução) Um homem…

Homem é preso após esfaquear outro em rua do Limoeiro, em Brusque

Um homem de 25 anos foi preso após esfaquear outro no bairro Limoeiro, em Brusque,…