• Home
  • Geral
  • Secretaria de Saúde de SC promove treinamento para uso de aparelho que determina a gravidade em casos de dengue

Secretaria de Saúde de SC promove treinamento para uso de aparelho que determina a gravidade em casos de dengue

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do HEMOSC, realizou nesta sexta-feira (24), em Florianópolis, o primeiro treinamento para o uso do hemoglobinômetro, equipamento destinado a avaliar a gravidade da dengue em casos suspeitos ou confirmados da doença. A ação faz parte de um esforço do Governo do Estado no combate à dengue, com o fornecimento de 800 aparelhos para as cidades, totalizando um investimento de R$ 7,9 milhões.

O treinamento, que aconteceu na sede do Hemocentro, contou com a participação de 24 profissionais de saúde, incluindo três representantes da Gerência Regional de Saúde da Grande Florianópolis, que atuarão como multiplicadores nas cidades da macrorregião. 

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Na primeira fase da distribuição, 33 cidades estão recebendo os equipamentos, importados da Alemanha. A expectativa é que os exames comecem na próxima semana, de forma gradual. Equipamentos e insumos já foram encaminhados às cidades de: Indaial, Pomerode, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Bombinhas, Camboriú, Piçarras, Anchieta, Corupá, Tijucas, São Miguel do Oeste, Chapecó, Tubarão, São Lourenço do Oeste, Itapema, Garuva, Barra Velha, Balneário Camboriú, Palhoça, São José e Florianópolis.

“O equipamento hemoglobinômetro que dosa hemoglobina e determina o hematócrito, é uma ferramenta fundamental para o monitoramento da dengue. O índice do hematócrito permite que os profissionais identifiquem rapidamente os casos mais graves e tomem decisões clínicas mais assertivas”, destacou a diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten.

Os testes serão realizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) selecionadas pelos municípios. Michel Scaff, do Núcleo Estratégico da FAHECE, destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e o HEMOSC no enfrentamento à dengue, visando reduzir a sobrecarga dos hospitais durante surtos da doença. Com o uso do hemoglobinômetro, será possível monitorar os níveis de hematócrito, identificar pacientes com maior risco de complicações e garantir uma triagem mais ágil, promovendo intervenções rápidas e eficazes.

Leia mais notícias

Influenciador digital é preso por vender anabolizantes em Blumenau

Sábado será marcado por altas temperaturas e risco para temporais isolados em Blumenau

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizam perícia em prédio após incêndio na rua XV de Novembro

Participe dos canais do Portal Alexandre José

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brusque x Figueirense: onde assistir ao vivo

O confronto Brusque x Figueirense começa às 19h deste domingo, 6, no estádio Augusto Bauer.…

Motociclista sofre corte no pescoço após colisão contra caminhonete na rodovia Antônio Heil

Um motociclista de 47 anos sofreu ferimentos leves, incluindo um corte no pescoço, após colidir…

Rodeio realiza escuta pública para aplicação da Política Nacional Aldir Blanc

RODEIO –  O município de Rodeio deu mais um importante passo no fortalecimento de sua…