• Home
  • Geral
  • Secretaria de Saúde de SC promove treinamento para uso de aparelho que determina a gravidade em casos de dengue

Secretaria de Saúde de SC promove treinamento para uso de aparelho que determina a gravidade em casos de dengue

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do HEMOSC, realizou nesta sexta-feira (24), em Florianópolis, o primeiro treinamento para o uso do hemoglobinômetro, equipamento destinado a avaliar a gravidade da dengue em casos suspeitos ou confirmados da doença. A ação faz parte de um esforço do Governo do Estado no combate à dengue, com o fornecimento de 800 aparelhos para as cidades, totalizando um investimento de R$ 7,9 milhões.

O treinamento, que aconteceu na sede do Hemocentro, contou com a participação de 24 profissionais de saúde, incluindo três representantes da Gerência Regional de Saúde da Grande Florianópolis, que atuarão como multiplicadores nas cidades da macrorregião. 

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Na primeira fase da distribuição, 33 cidades estão recebendo os equipamentos, importados da Alemanha. A expectativa é que os exames comecem na próxima semana, de forma gradual. Equipamentos e insumos já foram encaminhados às cidades de: Indaial, Pomerode, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Bombinhas, Camboriú, Piçarras, Anchieta, Corupá, Tijucas, São Miguel do Oeste, Chapecó, Tubarão, São Lourenço do Oeste, Itapema, Garuva, Barra Velha, Balneário Camboriú, Palhoça, São José e Florianópolis.

“O equipamento hemoglobinômetro que dosa hemoglobina e determina o hematócrito, é uma ferramenta fundamental para o monitoramento da dengue. O índice do hematócrito permite que os profissionais identifiquem rapidamente os casos mais graves e tomem decisões clínicas mais assertivas”, destacou a diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten.

Os testes serão realizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) selecionadas pelos municípios. Michel Scaff, do Núcleo Estratégico da FAHECE, destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e o HEMOSC no enfrentamento à dengue, visando reduzir a sobrecarga dos hospitais durante surtos da doença. Com o uso do hemoglobinômetro, será possível monitorar os níveis de hematócrito, identificar pacientes com maior risco de complicações e garantir uma triagem mais ágil, promovendo intervenções rápidas e eficazes.

Leia mais notícias

Influenciador digital é preso por vender anabolizantes em Blumenau

Sábado será marcado por altas temperaturas e risco para temporais isolados em Blumenau

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizam perícia em prédio após incêndio na rua XV de Novembro

Participe dos canais do Portal Alexandre José

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Como foi a cena que Odete Roitman avisa Celina que está chegando na versão original de Vale Tudo

Debora Bloch é Odete Roitman em Vale Tudo (Foto: Fábio Rocha, Globo) A chegada de…

Michelle agradece Fux no caso Débora: “Uma fagulha de bom senso“

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) agradeceu, neste sábado (26), ao ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal…

Vale Tudo: veja o resumo da semana de 28 de abril a 3 de maio

Odete Roitman chega em Vale Tudo esta semana (Foto: Fábio Rocha, Globo) A semana promete…