Santa Catarina tem 33,61% das praias impróprias para banho, segundo o relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) nesta sexta-feira (21). O número mostra uma pequena piora na qualidade da água do Estado, quando comparado com o último documento compartilhado pelo Instituto, no dia 14 de fevereiro, momento em que 31,51% dos pontos analisados no litoral catarinense estavam impróprios para banho.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 158 estão próprios para banho, o que representa 66,39%. As informações são referentes à semana de 17 a 21 de fevereiro de 2025.
Em Florianópolis, dos 87 pontos, 56 estão adequados para banho, o que equivale a 64,37%. No último relatório, 67,82% estavam próprios para banho. Ou seja, em uma semana, a qualidade da água na Capital também piorou.
Lista mostra praias impróprias para banho em SC
Continua depois da publicidade
Confira situação das praias em Florianópolis
Como é feita a divulgação da balneabilidade
O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio de coletas, que pode ser acessado no site. À medida que as análises são concluídas pelo laboratório, o resultado do ponto é atualizado e pode ser conferido no mapa do site e no aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local. O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.
De novembro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga o balanço da semana. Já entre os meses de abril e outubro, a pesquisa e a divulgação são mensais.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Enquete surpreende e mostra decisão final sobre presença de cachorros nas praias de Florianópolis
Conheça cinco praias para levar crianças em Santa Catarina