Em 2024, a Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) intensificou a fiscalização do uso de benefícios no transporte coletivo. Durante o ano, 886 cartões foram bloqueados por uso indevido, refletindo o esforço para garantir que os benefícios de transporte, como os cartões de estudante, passe livre e melhor idade, sejam usados de forma justa e exclusiva por quem tem direito.
A fiscalização é realizada com o apoio da tecnologia de biometria facial, uma inovação que monitora a utilização dos cartões nas catracas dos ônibus e nas entradas dos terminais urbanos. A biometria facial tem se mostrado uma ferramenta eficaz para aumentar a segurança, como também para combater fraudes.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
A SMTT ressalta que, embora o sistema tenha gerado 4.235 alertas suspeitos em 2024, o número de fraudes registradas tem diminuído a cada ano. Isso reflete uma crescente conscientização da população sobre a importância do uso correto dos benefícios, os quais são garantidos por lei para públicos específicos, como estudantes, pessoas com deficiência e idosos.
Sempre que uma fraude é confirmada, o cartão é bloqueado por 30 dias, com o aumento progressivo do período em caso de reincidência.
Leia mais
Mais de 50 vagas de emprego estão disponíveis no Sine de Brusque; confira
Celesc desmente boato sobre golpe e confirma fiscalização de medidores em Blumenau por empresa terceirizada
Agricultores de Gaspar começam a colheita de arroz