• Home
  • Política
  • Lula e Putin dialogam sobre cenário global e solução para guerra na Ucrânia

Lula e Putin dialogam sobre cenário global e solução para guerra na Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversaram nesta segunda-feira (27), por telefone, sobre o cenário global com a posse de Donald Trump, nos Estados Unidos, e sobre uma solução para o conflito com a Ucrânia.

“Hoje conversei com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para tratar de temas da agenda global e entre nossos países. Na ligação, reafirmei o compromisso do Brasil com a promoção da paz, a preocupação com o cenário internacional e seguir na busca por uma solução para o conflito na Ucrânia. Também falamos sobre o BRICS, sob a presidência brasileira neste ano, e a necessidade de facilitar o comércio e os investimentos entre os membros do bloco”, afirmou Lula no X (antigo Twitter).

Um dos focos do telefonema, a guerra entre Rússia e Ucrânia se iniciou em fevereiro de 2022 após uma “operação militar especial” russa em território ucraniano. Segundo o governo brasileiro, a conversa entre os dois presidentes ocorreu por volta das 10h30 desta segunda.

 

“Putin agradeceu a contribuição de atores como o Brasil para a busca de uma solução para o conflito na Ucrânia e demonstrou interesse pelos trabalhos do Grupo de Amigos da Paz, lançado pelo Brasil e pela China na ONU em setembro passado. Os dois mandatários acordaram seguir em permanente contato sobre esse tema”, informou o Planalto.

No telefonema, Lula também indicou que deve viajar para a Rússia em maio. Ele agradeceu o convite russo para a comemoração, em Moscou, dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, em 9 de maio.

De acordo com o Planalto, Putin “demonstrou satisfação com perspectiva de receber o presidente brasileiro e fortalecer o relacionamento entre o Brasil e a Rússia”.

Os dois chefes também falaram, segundo informações do Kremlin divulgadas no Telegram, sobre a atual situação global, considerando a nova administração de Trump, nos Estados Unidos. O presidente norte-americano tem feito apelos pelo fim da guerra na Ucrânia.

Na sexta-feira (24), como a CNN mostrou, Putin afirmou que “a crise na Ucrânia” poderia ter sido evitada se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estivesse no poder na época em que o conflito começou.

Parceria bilateral

Em relação à parceria estratégica entre os dois países, também foi falado sobre perspectivas para o comércio e economia, com planos para compromissos em “vários níveis”, conforme informações do governo russo.

Também foi tratado sobre as atividades do Brics. O Brasil assumiu neste ano a presidência rotativa do bloco. Em 2024, o grupo foi comandado pela Rússia. No telefonema, os presidentes falaram sobre a “disposição mútua” de coordenar suas posições “de perto” em toda a agenda do grupo.

A Cúpula dos Brics deste ano está prevista para julho, no Rio de Janeiro. O grupo é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de membros recém-admitidos – Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Indonésia. O ingresso da Indonésia foi celebrado por Lula e Putin nesta segunda.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brusque x Figueirense: onde assistir ao vivo

O confronto Brusque x Figueirense começa às 19h deste domingo, 6, no estádio Augusto Bauer.…

Motociclista sofre corte no pescoço após colisão contra caminhonete na rodovia Antônio Heil

Um motociclista de 47 anos sofreu ferimentos leves, incluindo um corte no pescoço, após colidir…

Rodeio realiza escuta pública para aplicação da Política Nacional Aldir Blanc

RODEIO –  O município de Rodeio deu mais um importante passo no fortalecimento de sua…