• Home
  • Geral
  • Itajaí chega a 1,9 mil notificações de dengue e avanço faz prefeitura abrir central

Itajaí chega a 1,9 mil notificações de dengue e avanço faz prefeitura abrir central

O município intensificou ações de combate ao mosquito Aedes aegypti (Foto: Banco de Imagens)

Itajaí tem enfrentado um aumento significativo nos casos de dengue nas últimas semanas. Até esta sexta-feira (21), a cidade registrou 123 casos confirmados e 1.985 casos notificados da doença, segundo o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Município (DVE).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em resposta a essa situação, a Secretaria de Saúde de Itajaí inaugura, neste sábado (1º), a Central da Dengue. Localizada no 10º andar do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, a unidade contará inicialmente com 12 leitos destinados à internação e hidratação de pacientes, podendo ser ampliada para até 20 leitos, se necessário.

A Central de Dengue contará com leitos de internação e hidratação. De acordo com a prefeitura, outra novidade são as salas vermelhas e amarelas, com um total de 12 leitos: quatro vermelhos e oito amarelos. Caso haja necessidade, mais oito leitos serão implantados, totalizando 20.

— Pedimos a colaboração e paciência de todos, pois estamos na fase final. O objetivo é atender a todos com rapidez e segurança. A ideia é ter o mínimo de casos ou zerar as mortes por dengue no nosso município — destacou a secretária de Saúde, Mylene Lavado.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre a Central da Dengue

Segundo a DVE, até o momento, o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) está em níveis aceitáveis. O tempo médio de espera para atendimento médico tem sido de duas horas e três minutos nesta sexta-feira, considerado adequado pelo Ministério da Saúde.

Embora a situação da doença esteja “estável em relação à semana passada”, a Secretaria de Saúde informou que a decisão de abrir a Central da Dengue foi tomada porque março é considerado o mês de pico da dengue. “O Município mantém o estado de monitoramento e a intenção é ampliar o atendimento”, detalhou a pasta.

A central contará ainda com triagem online, que visa agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera dos pacientes. Ao chegar à unidade, o paciente poderá acessar um link para realizar a pré-triagem, que classificará a gravidade do caso por cores, determinando a prioridade no atendimento.

Continua depois da publicidade

Além disso, o município intensificou ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, incluindo a aplicação de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como “fumacê”, nas áreas com focos e casos confirmados de dengue nos últimos 14 dias. Até o momento, foram realizadas 55 aplicações, abrangendo 11.391 imóveis.

A Prefeitura de Itajaí também reativou a Sala de Situação de combate à dengue, que desempenha um papel crucial na coordenação das ações e na solução de desafios relacionados ao controle do mosquito transmissor.

Leia mais

Em meio à alta da dengue, SC tem 5,5 mil casos e 178 municípios infestados por mosquito

O que falta para método inovador contra a dengue chegar em Balneário Camboriú e Blumenau

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Globo divulga as primeiras imagens do novo visual de Raquel em Vale Tudo

Raquel vai passar por uma transformação nos próximos capítulos da novela (Foto: Reprodução, TV Globo)…

Indaial recebe a 2ª Etapa do Circuito Catarinense de Skate

Nos dias 05 e 06 de julho, a cidade de Indaial/SC será sede da 2ª…

Mais de dez pitbulls são resgatados após serem abandonados em Balneário Camboriú

Mais de dez cães da raça pitbull foram encontrados abandonados em uma área de mata…