A prefeitura de Guaramirim chegou a um acordo com Jaraguá do Sul, na tarde de terça-feira (26), para o fornecimento de água. A decisão firma uma parceria entre os municípios após uma situação de emergência vivenciada no município.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O convênio de cooperação autoriza o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) a fornecer água tratada para abastecer o bairro Ilha da Figueira e adjacências, o que representa 5% do volume de água que Guaramirim consome. A cidade tem enfrentado desabastecimento frequente nos bairros devido à alta demanda.
Continua depois da publicidade
Segundo a Águas de Guaramirim, o município possui capacidade para produzir 151 litros de água por segundo (l/s), enquanto a demanda atual é de 186 l/s, podendo atingir até 225 l/s durante os dias mais quentes.
Segundo o prefeito de Guaramirim, Adriano Zimmermann (PL), a situação precisava de uma solução urgente.
— Vamos comprar 5% de água tratada de Jaraguá do Sul, mais 5% de Schroeder e outros 15% vamos gerar com a ETA Móvel. São os 25% de produção que não conseguimos atender. É uma deficiência que nós temos há muito tempo na cidade — disse.
O fornecimento de água tratada por atacado será no valor de R$ 2,5878 por metro cúbico de água fornecido. O convênio com a Águas de Schroeder será votado nesta semana pela Câmara do município.
Continua depois da publicidade
Leia também
Quem era a engenheira mecânica que morreu em acidente com moto na SC-108 em Joinville