O governo de Santa Catarina subdelegou a administração dos aeroportos de Rio Negrinho e Pinhalzinho para as gestões municipais, conforme anúncio nesta semana. Além dos processos já anunciados, o Estado também pretende passar o aeroporto de Forquilhinha para a gestão municipal até o fim de 2025.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
No Norte de Santa Catarina, o governo subdelegou a administração do Aeroporto de Rio Negrinho para a gestão municipal, junto de anúncio de investimentos de R$ 4,7 milhões. No Oeste, em Pinhalzinho, além de passar para a prefeitura, o governo já havia anunciado, em 2024, a destinação de R$ 8 milhões para a construção da pista.
De acordo com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, o movimento já é consolidado no Estado e os aeroportos subdelegados nesta semana são os últimos a serem passados para as prefeituras, sendo importante para explorar a aviação regional.
— Por estarem próximos, os prefeitos e os municípios têm mais capacidade de fazer a gestão dos aeroportos, mas não tira a responsabilidade do Estado de apoiar nos investimentos. O movimento facilita a logística para trazer novas empresas para os municípios. SC tem planejamento para os aeroportos e por isso está investindo forte, pois sabe que é uma grande ferramenta indutora econômica — afirma.
Continua depois da publicidade
Além disso, o secretário confirmou que o aeroporto de Jaguaruna está em processo de privatização e que o aeroporto de Correia Pinto também deve ser incluído em uma concessão à iniciativa privada.
Leia também
Empresário morre em acidente entre carros e caminhão na BR-116 em Mafra