Após uma forte onda de calor que atingiu Santa Catarina nos últimos dias, os moradores de Joinville devem ficar atentos ao risco de fortes temporais. A Defesa Civil emitiu um alerta nesta segunda-feira (17) que indica a possibilidade de chuva intensa até o fim desta semana, que pode coincidir com os picos de maré na cidade.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A instabilidade no tempo deve provocar fortes chuvas principalmente na região Leste do Estado, que abrange a região de Joinville, aponta a Defesa Civil Estadual.
Onda de calor elevou as temperaturas na última semana
Os temporais ganham força a partir do final da manhã e início da tarde desta segunda-feira (17). Ainda segundo a Defesa Civil, o risco de possibilidade de chuva mais intensa deve permanecer durante toda a semana, variando entre moderado e alto.
Continua depois da publicidade
A chuva pode ser acompanhada de vento forte e granizo. Além disso, não está descartado o risco de enxurradas e alagamentos.
A população ainda deve estar atenta para os picos de maré, que podem coincidir com os temporais. Nesta segunda-feira, os picos são de 1,3 metro às 16h e 1,6 metro às 19h. Já na terça-feira, com risco alto de chuva intensa, 1,3 metro às 8h e 1,5 metro às 19h30.
De acordo com a Defesa Civil, o calor perde força nesta semana, se mantendo intenso apenas na segunda-feira antes da chuva, com máximas na casa dos 35ºC aos 37°C no Litoral. As temperaturas voltam a subir somente na sexta-feira (21), mas com máximas já esperadas para esta época do ano.
O Plano de Contingência de Joinville permanece em Amarelo, indicando que as equipes de resgate e salvamento e forças de segurança permanecem em prontidão devido ao risco de ocorrências serem registradas na cidade em razão da chuva forte.
Continua depois da publicidade
Como receber alertas da Defesa Civil
Principalmente no verão, com a formação rápida de temporais, a orientação é acompanhar os alertas de curto prazo. As mensagens enviadas por SMS, têm uma função preventiva. Para receber, basta enviar o CEP da residência para o número 40199, por mensagem de texto (SMS). O serviço é gratuito e administrado pela Defesa Civil estadual.
Orientações de segurança
A Defesa Civil recomenda que, em caso de chuva forte, a população procure um local seguro para se abrigar e não transite em pontes submersas ou áreas alagadas. Próximo de morros e encostas, ficar atento aos sinais de risco de deslizamento, como postes, árvores e muros inclinados; água barrenta descendo do morro; ou rachaduras em paredes e solo.
Ao verificar algum desses sinais, o morador deve deixar o local imediatamente e solicitar apoio da Defesa Civil, que pode ser acionada pelo 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Vandalismo e incêndio contra terreiro de umbanda acabam com dois presos em Mafra
Jovem morre afogado ao tomar banho de rio em pequena cidade de SC