Uma denúncia levou a prefeitura de Itajaí até um canil clandestino no bairro Brilhante II. Cães de diversas raças, com alto valor no mercado, foram encontrados nesta quarta-feira (19) em baias com fezes e algumas até sujas de sangue. O espaço foi fechado pelas autoridades e 50 cachorros resgatados.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp
Inicialmente, 29 cães foram levados para a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais do Município (UAPA). Os outros 21 animais vão permanecer no imóvel onde foram encontrados, mas sob a responsabilidade da prefeitura, até que haja um espaço adequado para destiná-los.
Os animais são de raças como Pastor Belga Malinois, Pastor Alemão, São Bernardo, Cane Corso, American Pit Bull Terrier, Rottweiler e Golden Retriever. Eles devem ser vacinados, microchipados e enviados para lar temporário até que sejam colocados para adoção.
Continua depois da publicidade
— Os cães viviam sem higiene, como no caso das baias onde ficavam as matrizes dos filhotes, que estavam sujas de sangue, o que demonstra a falta de cuidado com a saúde dos animais. O local era inadequado para a procriação e posterior comercialização desses cães — argumenta a presidente do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Maria Heloisa Lenzi.
Em nota, a prefeitura de Itajaí frisou que estabelecimentos como o descoberto nesta semana precisam ser denunciados. O número de WhatsApp para informar sobre esses casos é 98857-2144.
— São estabelecimentos que exploram os animais sem cuidados com os pais, com as matrizes. Fica um alerta para população que não compre animais de raça sem saber a origem. É muito importante saber se o criador tem alvará, se tem o médico veterinário responsável, como é a condição que o canil — completa Maria Heloisa.
Leia mais
Adolescente de Itajaí assassinada pelo namorado planejava terminar relação no dia que sumiu