A cidade de Florianópolis registrou 97,2 milímetros de chuva dentro de um período de três horas, segundo medição da Defesa Civil estadual, nesta sexta-feira (24). O volume elevado de chuva provocou ocorrências como alagamentos e deslizamentos de terra, além de bloqueios em estradas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O acumulado de precipitação foi registrado pelos sistemas da Defesa Civil entre às 16h18 e às 19h18 desta sexta. Na sequência da capital, a cidade de Santo Amaro da Imperatriz, também na Grande Florianópolis, registrou o segundo maior volume de chuva, de 91,4 milímetros.
A cidade de Palhoça teve o terceiro maior volume, com alagamentos nas principais ruas após o transbordamento do Rio Cubatão e o do Rio Passa Vinte. Segundo a Defesa Civil municipal, a cidade enfrentou um “evento climático excepcional”, com a chuva esperada para todo o mês em apenas uma hora.
Veja os volumes de chuva por cidade

Continua depois da publicidade
Alagamentos e deslizamentos
Na SC-401 Sul, que liga o Centro aos bairros do Sul de Florianópolis, há trânsito intenso em ambos os sentido devido a diversos pontos de alagamentos, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv). O trânsito flui, porém de forma lenta. A PMRv recomenda que os motoristas sigam devagar e com atenção no trecho.
Também no Sul da Ilha houve um deslizamento de terra na SC-406, no costão do Morro das Pedras, próximo ao mirante conhecido por uma barraca de caldo de cana. Imagens de moradores da região mostram muita água na pista, e também alagamentos em outras ruas do bairro, como a Rua Manoel Pedro Vieira e a Rua José Elias Lopes.
Veja vídeo de deslizamento no Morro das Pedras
A Defesa Civil municipal afirmou que foi acionada para a ocorrência de deslizamento no Morro das Pedras, assim como a Guarda Municipal de Florianópolis e a PMRv. Em vídeos de quem passa pelo local é possível ver pedras e terra sobre a pista. Além disso, há registro de alagamentos nos bairros Campeche e Rio Tavares.
Na SC 405, no Km 0,100 ao 0,800 há água na faixa da direita, sentido bairro ao centro, segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
Continua depois da publicidade
Leia também
Morro dos Cavalos vira piscina e Grande Florianópolis registra ocorrências após forte chuva
VÍDEO: Palhoça registra chuva prevista para um mês em apenas uma hora