• Home
  • Geral
  • Colecionador de orquídeas de Timbó possui mais de seis mil plantas em casa

Colecionador de orquídeas de Timbó possui mais de seis mil plantas em casa

Em Timbó, um colecionador de orquídeas transformou o quintal de sua casa em um verdadeiro paraíso botânico. Há quase três décadas, Egon Erdmann vem se dedicando diariamente ao cultivo dessas flores e contabiliza hoje mais de seis mil plantas. 

Erdmann compartilha sua jornada com as orquídeas, que começou como uma brincadeira entre ele e a esposa, e se tornou uma verdadeira paixão. O cultivo começou em 1996, e desde então não parou mais. “Sempre cultivando, cada vez mais e melhor”, afirma, destacando o crescimento da sua coleção.

– Publicidade –

Com um número expressivo de plantas, os cuidados são diários e exigem atenção. “Eu tenho um cuidado diferente de muitos orquidófilos. Eu cuido e molho todos os dias”, confirma. Além disso, é realizado todo um processo de adubação controlada para o desenvolvimento das flores.

Para ele, o cuidado com as orquídeas não é complicado e por isso cuida de tudo sozinho, mas revela que tem certo ciúme da sua coleção.

Questionado sobre a floração, Erdmann explica que geralmente as espécies que possui florescem em março, setembro, novembro e dezembro, porém algumas têm flores o ano todo.

Círculo de Orquidófilos

Erdmann é um membro ativo do Círculo de Orquidófilos Regional de Timbó e por 14 anos permaneceu como presidente. Hoje, o grupo conta com aproximadamente 45 associados.

Através desse grupo, participa de exposição e eventos de intercâmbio com outros orquidófilos, que compartilham suas experiências, além de ocorrerem trocas e vendas de plantas.

Os eventos contam ainda com premiações de orquídeas. O timboense já foi destaque por diversas vezes, conquistando cerca de 50 troféus e mais de mil medalhas.

Alguns troféus conquistados pelo orquidófilo. (Foto: Jéssica Floriano/JMV)

Dica para iniciantes

Para quem deseja começar no mundo das orquídeas, Erdmann dá uma dica valiosa: “Comece com plantas mais baratinhas para colocar em seu orquidário e ir aprendendo e melhorando com o tempo”, completa.

Ele reforça que hoje, na sede do Círculo dos Orquidófilos de Timbó, localizada na rua João Teste, 722, são realizadas reuniões e cursos toda a primeira sexta-feira do mês, sendo uma oportunidade para quem busca aprender mais sobre esse cultivo.

Foto: Jéssica Floriano/JMV

Exposição em Timbó

Entre os dias 14, 15 e 16 de março, o Pavilhão de Eventos Henry Paul, em Timbó, será sede da 38ª Exposição e Mercado de Orquídeas, Bromélias, Cactos, Bonsai e Plantas Ornamentais.

O evento promete reunir aproximadamente 16 grupos de orquidófilos que vão preencher o local com cores e diversidade de plantas. Ermann também confirmou presença, e estará expondo cerca de 30 plantas.

Promovida pelo Círculo de Orquidófilos Regional de Timbó, a mostra também contará com o mercado de flores, Feira de Artesanato e praça de alimentação.

A visitação é aberta ao público e a entrada custa R$ 5,00.

Confira os horários: dia 14 – 14h às 21h; dia 15 – 8h às 21h; dia 16 – 8h às 17h30min.

A Exposição conta com o apoio da Prefeitura de Timbó, através da Fundação de Cultura e Turismo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

A Disney argentina que tem castelos medievais e fica a poucas horas do Brasil

A Disney argentina fica próximo de Buenos Aires – Foto: Reprodução/ND Na região de González…

Vídeo: Motociclista perde controle e atinge canteiro central na Via Expressa em Blumenau

Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta quinta-feira (24) na Via Expressa, em…

Polícia Civil prende suspeito de roubo em residência no bairro da Glória, em Blumenau

Na tarde de quarta-feira, 23 de abril, agentes da Delegacia de Repressão a Roubos (DRR)…