A causa do incêndio que destruiu um prédio histórico na Rua XV de Novembro, em Blumenau, na última quinta-feira (23), ainda está sob investigação. O imóvel, que abrigava oito lojas, permanece isolado devido ao risco de desmoronamento, o que impede o acesso seguro das equipes ao interior do local.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a perícia até agora foi realizada apenas na área externa. Para avançar na investigação, é necessário escavar e revirar os escombros, mas esse procedimento pode comprometer ainda mais a estabilidade da estrutura. “Esse trabalho precisa ser feito com segurança para evitar acidentes envolvendo os peritos”, informou a corporação.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Na manhã desta segunda-feira (27), uma empresa contratada pela Paróquia São Paulo Apóstolo dona do imóvel iniciou o escoramento da estrutura que sobrou. A medida permitirá que os bombeiros deem continuidade ao processo de apuração, incluindo análises internas.
O laudo que determinará a origem e a causa do incêndio será concluído apenas após a finalização de todas as diligências, que incluem o exame de vestígios no local, a revisão de imagens de segurança e a realização de entrevistas.
Por enquanto, o prédio segue isolado, com bloqueio até a calçada, para evitar riscos à população. O trânsito também continua bloqueado entre as ruas Padre Jacobs e Presidente John Kennedy. Os corredores de ônibus da Beira Rio estão liberados para uso.
Leia mais notícias
Mais de 77 mil pessoas passaram pela 40ª Festa Pomerana; próxima edição já tem data marcada; confira
Passagem do antigo túnel da Samuel Morse em Blumenau deve ser liberada em fevereiro pelo DNIT; saiba mais
Educação: escolha de vagas para ACTs da rede estadual de ensino será realizada a partir de 1º de fevereiro