O papa Francisco permanece em condições estáveis, segundo o novo boletim da Santa Sé divulgado na tarde deste domingo (2). Ainda segundo o comunicado, o pontífice não precisou de ventilação mecânica não invasiva, apenas de oxigenoterapia de alto fluxo, de acordo com o Vatican News.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O papa, segundo a atualização, está sem febre. O prognóstico, no entanto, permanece reservado, “considerando a complexidade do quadro clínico”.
Na manhã deste domingo, o Vaticano havia informado que o papa Francisco teve uma noite tranquila e de repouso em sua internação hospitalar. Porém, ainda que o estado de saúde tenha se estabilizado, o prognóstico de Francisco é cauteloso e o papa ainda não está fora de perigo.
Nesta manhã, o papa participou da santa missa “com aqueles que estão cuidando dele durante esses dias de hospitalização”. Depois do compromisso, ele alternou entre descanso e oração.
Continua depois da publicidade
O papa Francisco foi internado no dia 14 de fevereiro, inicialmente para tratar uma bronquite, que depois foi diagnosticada como uma infecção do trato respiratório. Três dias mais tarde, uma infecção respiratória polimicrobiana foi constatada.
No dia 18 de fevereiro, o Vaticano confirmou que o papa tinha uma pneumonia bilateral, em que ambos os pulmões são atingidos. Bronquiectasia e bronquite asmática agravaram o caso, considerado complexo.
Confira a evolução do estado de saúde do papa Francisco
Leia também
O que acontece se o papa Francisco renunciar?
Quadro complexo e chance de renúncia: o que se sabe sobre o estado de saúde do papa Francisco