O calor não dá trégua em Santa Catarina. A maioria das cidades do Estado viu os termômetros ultrapassarem a casa dos 30°C ao longo deste domingo (16). Isso sem contar o índice de calor, que é a temperatura sentida devido a combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Na pequena cidade de Meleiro, na região Sul, os cerca de sete mil habitantes viveram uma tarde quase insuportável. Às 16h, o termômetro marcou 36,83°C. Somando isso à umidade de 69,05%, o resultado foi um índice de calor de 57°C, o maior do Estado para este domingo (16). Não muito longe dali, no município de Urussanga, a situação foi bem parecida, com índice de calor de 56°C.
Para quem gosta de todo esse calorão e pode curtir na piscina, praia, cachoeira ou mesmo no ar-condicionado, uma boa notícia: nesta segunda-feira (17) o Estado vai enfrentar a terceira onda de calor deste ano. Mas o que isso significa na prática? Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quer dizer que as temperaturas máximas podem superar em mais de 5°C a média climatológica.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Defesa Civil de SC, as máximas ultrapassam os 32°C em todas as regiões catarinenses. No Oeste, os termômetros variam entre 35 e 37°C. Já as regiões litorâneas e o Vale do Itajaí devem enfrentar o calor mais intenso, com temperaturas variando entre 35 e 37°C, podendo se aproximar dos 39°C no Litoral Norte e no Litoral Sul. E aí o índice de calor dispara.
Não à toa, o governo do Estado emitiu alerta para o “risco moderado a alto para problemas como desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias”. Aí é preciso seguir as recomendações da Defesa Civil de Santa Catarina:
- Vista roupas mais claras e folgadas;
- Evitar exposição nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratado;
- Procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32ºC, especialmente em locais com pessoas idosas, enfermos ou frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor;
- Não deixe crianças ou animais sozinhos em carros, não importa o período de tempo;
- Beba água e outros líquidos não alcoólicos. Coma alimentos leves e de fácil digestão, como frutas e saladas.
A combinação do calor intenso e da umidade favorece a formação de temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuvas fortes. É o que já se viu ao longo dos últimos dias em cidades do Norte do Estado e também no Vale do Itajaí, com vários alagamentos. E esse alerta segue para os próximos dias. A recomendação é o que os moradores observem os avisos emitidos pelas defesas civis das cidades.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Brasileiro João Fonseca é Campeão do ATP de Buenos Aires
Trabalhador morre preso em silo de serragem em Lages: “Deixa legado de amor e união”
Quais as próximas etapas para as futuras concessões de rodovias federais em SC