• Home
  • Geral
  • Ação marca inicia das celebrações dos 150 anos da imigração italiana em Rio dos Cedros

Ação marca inicia das celebrações dos 150 anos da imigração italiana em Rio dos Cedros

Um evento marcou o início das celebrações dos 150 anos da imigração italiana em Rio dos Cedros. O encontro que aconteceu na manhã desta terça-feira, 4 de fevereiro, no Auditório do Museu da Imigração de Rio dos Cedros e Região, contou ainda com a apresentação de um selo comemorativo.

De acordo com informações a iniciativa integra um extenso programa de homenagens à história e ao legado dos imigrantes italianos no município e no estado. Uma comissão especial trabalha desde o ano passado na organização dos festejos, garantindo o reconhecimento e a valorização da memória e da contribuição desses pioneiros.

O evento contou com a presença do prefeito Jorge Stolf, do vice-prefeito Rafael Nones, vereadores, secretários municipais, membros da Diretoria de Cultura, integrantes da Comissão dos 150 Anos da Imigração Italiana em Rio dos Cedros, representantes do Circolo Trentino de Rio dos Cedros, o ex-prefeito Marildo Felippi e a Agente Consular Honorária Norma Maria Da Rui.

Em seu discurso, o prefeito Jorge Stolf ressaltou a importância do momento: “Rio dos Cedros tem laços profundos com a imigração italiana, especialmente com os trentinos. Este selo simboliza nosso respeito e valorização por essa história, que moldou a identidade da nossa cidade”.

A Agente Consular Honorária Norma Maria Da Rui, explica que o selo comemorativo apresenta elementos visuais significativos, como a casa típica dos imigrantes, representando acolhimento e pertencimento, e as cores das bandeiras da província de Trento e de Rio dos Cedros. O slogan “La Nostra Storia, La Nostra Eredità” (Nossa História, Nossa Herança) reforça a importância da preservação dessa rica herança cultural.

A cerimônia oficial de lançamento do selo e o início da programação comemorativa estão agendados para o dia 21 de março, no Anfiteatro da Escola de Educação Básica Professor Giovani Trentini, marcando um novo capítulo desta celebração.

Norma afirma que a comemoração dos 150 anos da imigração italiana é um momento de reconhecimento e gratidão a todos aqueles que contribuíram para a construção de Rio dos Cedros e de Santa Catarina.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Loja de instrumentos musicais é furtada no Centro de Brusque e tem prejuízo de R$ 8,5 mil

Uma loja de instrumentos musicais localizada no Centro de Brusque foi furtada na última sexta-feira,…

PGR pede que STF torne réus investigados de núcleo policial e militar

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta segunda-feira (17) um pedido ao Supremo Tribunal…

PM recupera carro furtado durante patrulhamento no bairro Itoupava Central

Um homem de 64 anos foi preso na noite do domingo (16) em Blumenau por…