Avaí e Criciúma se enfrentam no sábado, na Ressacada, no confronto direto pela liderança da primeira fase do Catarinense 2025. O Santa Catarina tem chances matemáticas, mas é mais provável que o líder geral saia do encontro de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Quem vai pagar o VAR de Avaí x Criciúma, na última rodada da 1ª fase do Catarinense 2025
Mas a rodada final da primeira fase tem um componente diferente. E não vale só para Avaí e Criciúma. Vale para todos os times. Os cartões amarelos são zerados para a segunda fase. Só que os jogadores que estão “pendurados” com dois cartões correm risco de tomar o terceiro e aí obrigatoriamente teriam que cumprir suspensão no jogo único eliminatório de quartas de final.
Continua depois da publicidade
Avaí e Criciúma têm jogadores importantes “pendurados” com dois cartões. No Criciúma, os titularíssimos Fellipe Mateus e Marcelo Hermes, além do atacante Werik Popó. No Avaí, o zagueiro e capitão do time Eduardo Brock, além dos atacantes Cléber, Gaspar, do Meia Jamerson e do técnico Enderson Moreira.
Brusque vence o Trem-AP, se classifica na Copa do Brasil e arrecada valor milionário
Confira os “pendurados” de Avaí e Criciúma
No Criciúma, o técnico Zé Ricardo já anunciou que os atletas com dois cartões não vão jogar contra o Avaí. Na Ressacada não houve nenhuma manifestação sobre poupar ou não estes atletas.
Confira a tabela de jogos dos times catarinenses na Série B do Brasileirão
É preciso considerar que ficar em primeiro ou até em segundo lugar na tabela é uma questão muito importante. A fórmula do campeonato deste ano prevê jogo único nas quartas e nas semifinais na casa da equipe de melhor campanha. Ficar em primeiro lugar, ou em segundo lugar, garantiria jogar estas partidas em casa. Lembrando que o perdedor de Avaí e Criciúma corre risco matemático de descer a tabela até a quarta (Avaí) ou quinta (Criciúma) colocação.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
A decisão de poupar jogadores importantes está mais confortável para o Avaí, que pode se garantir em primeiro com um empate. E porque, na realidade, só tem um jogador importante nessa condição, que é Brock. Para o Criciúma é uma questão mais complicada, apesar de já ter sido decidida. Fellipe Mateus e Marcelo Hermes podem fazer muita falta. Se o Criciúma terminar em quinto (perdendo o jogo para o Avaí e sendo ultrapassado por Santa Catarina, Figueirense e Chapecoense) e tiver que encarar o Figueirense ou a Chapecoense fora de casa, a situação do Tigre no campeonato pode se complicar bastante.