• Home
  • Geral
  • 6 grandes tendências da educação em 2025

6 grandes tendências da educação em 2025

O sistema de educação está passando por constantes mudanças, impulsionadas pelas novas tecnologias e a sociedade. Esse contexto tem alterado as práticas pedagógicas e a forma como os estudantes aprendem. Pensando nisso, Christine Lourenço, diretora pedagógica do Grupo Salta (grupo de educação básica), destaca as tendências pedagógicas mais promissoras para 2025, que prometem transformar a vivência em sala de aula. Confira!

Continua depois da publicidade

1. Uso de tecnologia e inteligência artificial nas escolas

A tecnologia, especialmente a Inteligência Artificial (IA), está impactando a educação de maneira significativa, e 2025 promete aprofundar essa transformação. Dessa forma, a inteligência artificial tende a se consolidar como uma parceira indispensável das escolas. Desde o seu uso para atuar como assistente virtual até a elaboração de relatórios detalhados de desempenho, a IA auxilia professores e gestores no planejamento de estratégias pedagógicas mais eficazes. 

Além disso, práticas como realidade aumentada e laboratórios maker integrados à rotina escolar podem proporcionar experiências imersivas e inovadoras. Essa abordagem transforma o papel do professor, que assume a função de facilitador e mentor no processo de ensino.

Continua depois da publicidade

2. Aprendizado personalizado

O foco na individualização do ensino, que adapta currículos e métodos ao perfil de cada estudante, continua a ser uma prioridade em 2025. O objetivo é criar ambientes inclusivos e focados em potencializar o desempenho individual. Nesse cenário, a tecnologia direcionada para análises detalhadas de dados é uma grande aliada, garantindo que as necessidades de cada aluno sejam mapeadas e atendidas de forma assertiva, promovendo um engajamento genuíno.

3. Avaliação contínua e foco em competências

Há algum tempo, o modelo tradicional de avaliação, baseado apenas em provas e notas, vem sendo repensado pelas escolas, abrindo espaço para avaliações formativas e contínuas. Esses tipos de avaliação priorizam, principalmente, o desenvolvimento de competências que vão além do desempenho acadêmico, como resolução de problemas, pensamento crítico e colaboração. 

A tendência é que as escolas invistam em métodos que não apenas mensurem o resultado acadêmico final do aluno, mas que também façam checkpoints contínuos para garantir a aprendizagem de habilidades essenciais para um cidadão funcional, promovendo reflexões constantes, ajustes e feedbacks ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

Continua depois da publicidade

4. Educação inclusiva e diversidade

Em 2025, a inclusão ganha ainda mais força com a crescente de diagnósticos de necessidades educacionais não convencionais. Práticas como planos educacionais individualizados (PEIs) e atividades personalizadas para alunos superdotados ou com altas habilidades mostram um compromisso com a equidade. Além disso, treinamentos contínuos para os professores é fundamental para garantir o ensino de excelência em diferentes cenários e a integração de todos os alunos.

5. Aprendizagem baseada em projetos

O aprendizado por meio de projetos vem se consolidando como uma das metodologias mais eficazes para engajar os alunos e desenvolver habilidades fundamentais para além dos muros da escola. Em 2025, essa abordagem estará ainda mais presente, conectando teoria e prática em atividades que incentivam os estudantes a resolverem problemas complexos por meio de soluções criativas. Esse método promove não apenas a retenção de conteúdo, mas também competências como trabalho em equipe, liderança e autonomia.

6. Programas de educação socioemocional

O bem-estar emocional e psicológico dos alunos também pode — e deve — ser trabalhado na escola. Afinal, um aluno é um indivíduo integral. Por isso, iniciativas e programas estruturados de educação socioemocional se consolidam como uma tendência pedagógica em 2025.

Continua depois da publicidade

Nesse contexto, a escola não pode se importar apenas com o currículo acadêmico de seus estudantes, mas deve se preocupar, também, com o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida e, nesse cenário, as habilidades socioemocionais são fundamentais para a construção de um cidadão integral. 

Formação de cidadãos mais preparados

Com tantas mudanças e avanços previstos, o futuro da educação básica caminha para ser mais personalizado, tecnológico, dinâmico e alinhado às necessidades de uma sociedade em constante transformação. “Ao adotar inovações tecnológicas, metodologias personalizadas e um foco crescente no bem-estar e no aprendizado contínuo, as escolas têm a oportunidade de formar cidadãos mais preparados, resilientes e conscientes de seu papel no mundo. A jornada de 2025 promete ser um marco na construção de uma educação mais humanizada e conectada aos desafios do século XXI”, finaliza Christine Lourenço.

Por Juliana Camargos

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Novo Código Civil: projeto cria herança digital e muda direito de cônjuges

Mudanças nas regras de herança e na partilha de bens envolvendo cônjuges serão analisadas pelo…

Ruas de SC entre as mais caras do país contrastam natureza com prédios de luxo

Avenida José Medeiros Vieira, na Praia Brava, em Itajaí (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total) Que…

Maidê Mahl fala pela primeira vez desde desaparecimento e internação: “Sigo em recuperação”

Atriz interpretou Elke Maravilha (Foto: Redes sociais, Reprodução) A atriz e modelo Maidê Mahl, de…