• Home
  • Geral
  • Zico fala em Santa Catarina sobre a saúde financeira dos clubes brasileiros

Zico fala em Santa Catarina sobre a saúde financeira dos clubes brasileiros

Embaixador do sistema cooperativo de crédito Sicoob, Zico fez palestra em Florianópolis sobre liderança para executivos do setor (Foto: Agência J. Somensi, Divulgação)

Um dos maiores ídolos do futebol brasileiro, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, hoje empresário do setor e embaixador de marcas, afirmou em Florianópolis, neste sábado (15), que os clubes de futebol do país mostram que estão bem financeiramente. Isso porque estão com grandes plantéis e seguem comprando jogadores. Zico, que é embaixador do Sicoob no Brasil, fez palestra no Costão do Santinho sobre “O papel do líder: desafios e oportunidades” a líderes cooperativistas do sistema de crédito Sicoob de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

– A saúde financeira deve estar muito boa porque eles estão comprando gente para tudo quanto é lado. Todos os times têm um plantel grande e comprando. Eu acho que os clubes estão, hoje, tendo a possibilidade de ter mais empresas parceiras para poder sustentar toda uma folha de pagamento, toda uma estrutura de um clube. Muitos estão se tornando SAF (Sociedade Anônima do Futebol) – observou o ex-jogador ao ressaltar que há 30 anos sugeriu para os clubes se tornarem empresas.

– O projeto que lancei em 1990 dava essa condição para os clubes se tornarem empresas. E eles poderiam muito bem. Será que levaram 30 anos para poder descobrir o segredo do futebol que já tinha na Europa inteira, na Ásia inteira, na África inteira? Lá não existia clube social, existia clube de futebol. Então aqui no Brasil como é clube social ninguém vai acabar com a parte social. Mas o esporte ou o futebol tinha que ser comandado como se fosse uma empresa, com funcionários todos recebendo, presidente recebendo, vice-presidente recebendo – explicou Zico.

Na avaliação dele, se um clube atua como uma empresa e todos são remunerados, todos terão que trabalhar e a gestão vai ser desenvolvida sem amadorismo. Atletas e gestores trabalharão no mesmo horário.

Continua depois da publicidade

Em entrevista antes da palestra para um auditório lotado, Zico falou também com a imprensa sobre a importância de os ‘times’ jogarem unidos, fazendo uma comparação entre empresa e equipe de futebol.

– O futebol nada mais é do que isso. Quando todos estão com a cabeça voltada para um só objetivo, as coisas funcionam. A individualidade vai existir sempre, mas ela não ganha campeonatos. Ela ganha algumas partidas nesse campeonato – afirmou Zico.

O Sicoob SC/RS é um sistema cooperativo de crédito que conta com mais de 1 milhão de associados nos três estados do Sul. Em SC, está presente em 268 municípios, no Rio Grande do Sul em 76 e no Paraná, em 26. Está expandindo mais atividades no RS e PR.

Leia também

Criação do “Super MEI” é proposta pela senadora de SC Ivete da Silveira

Destino Floripa amplia conexões com operadoras de Portugal para atrair mais turistas

PIB de SC em 2024 tem segunda maior alta em 10 anos e sinaliza maior crescimento nacional

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Barateiro Unifebe é vice-campeão do Jogos Universitários Brasileiros

O Barateiro Unifebe ficou com o vice-campeonato dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) após perderem a…

Carro cai em empresa de placas solares após sair da pista em Botuverá

Um carro saiu da pista e caiu em um barranco na manhã desta sexta-feira, 17,…

Brusquense discursa na Câmara dos Deputados em defesa dos professores

O brusquense Marcos Maestri, coordenador de políticas educacionais do Instituto Península, de São Paulo, discursou…