• Home
  • Geral
  • Vereadores de Blumenau cobram transparência sobre uso de recursos do Fundo Municipal de Calçadas – Misturebas News

Vereadores de Blumenau cobram transparência sobre uso de recursos do Fundo Municipal de Calçadas – Misturebas News

A Câmara de Blumenau aprovou, na sessão desta terça-feira (19), o Requerimento nº 1972/2025, solicitando à Prefeitura esclarecimentos sobre a utilização dos recursos do Fundo Municipal de Calçadas (Funcal), que já soma mais de R$ 1,3 milhão.

Vereadores de Blumenau cobram transparência sobre uso de recursos do Fundo Municipal de Calçadas
Créditos: Rogério Pires

O documento, de autoria do vereador Professor Gilson de Souza (União Brasil), aponta que os valores não estariam sendo repassados à Secretaria de Serviços Urbanos (Seurb) para execução de melhorias e adequação das calçadas.

Acesse!

Ao defender a proposta, Gilson destacou que o Funcal foi criado por lei e deve ser aplicado diretamente em obras públicas de acessibilidade, especialmente em frente a escolas e postos de saúde.

“É um absurdo que os recursos estejam parados enquanto a cidade apresenta inúmeras calçadas danificadas ou inexistentes”, afirmou.

Saiba mais!

Vereadores como Adriano Pereira (PT) e Jean Volpato (PT) reforçaram a importância da cobrança, lembrando a recorrência do problema e a necessidade de transparência.

Volpato destacou a participação da comunidade em audiência pública recente e criticou a ausência de representantes da Prefeitura para prestar esclarecimentos.

Vereadores de Blumenau cobram transparência sobre uso de recursos do Fundo Municipal de Calçadas
Créditos: Rogério Pires

Com a aprovação do requerimento, o Executivo terá prazo legal para detalhar o saldo do Funcal, os valores já aplicados desde sua criação e a relação de obras realizadas, garantindo maior transparência e fiscalização sobre os investimentos em mobilidade urbana e acessibilidade.

Além da pauta sobre o Funcal, os vereadores aprovaram projetos do Executivo relacionados à abertura de créditos adicionais no orçamento municipal e alterações na legislação de produtividade dos cadastradores imobiliários.

>>> LEIA TAMBÉM: Câmara de Blumenau debate obstáculos de mobilidade e acessibilidade para pessoas com deficiência

Durante a sessão, a tribuna livre recebeu representantes da comunidade. Márcia Zilá Longen, da AFAMESC, falou sobre o 3º Congresso Catarinense de Administração Tributária Municipal (CONCAAT), reforçando a importância da valorização da carreira de auditores fiscais.

O presidente da Febratex, Elvio Roberto Pompeu Madeira, também usou a tribuna para destacar o impacto econômico e social da feira, que movimenta bilhões e gera milhares de empregos, e projetou sua expansão para 2026, ressaltando o papel de Blumenau como referência mundial no setor de estética e beleza.

Vereadores de Blumenau cobram transparência sobre uso de recursos do Fundo Municipal de Calçadas
Créditos: Rogério Pires
RÁDIO MISTUREBAS

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Carlos Renaux tem datas definidas na final do Catarinense Série B

O Carlos Renaux disputa a final do Campeonato Catarinense Série B neste sábado, 23, e…

Carro colide contra poste e deixa mais de duas mil unidades consumidoras sem energia no Guarani, em Brusque

Um carro colidiu contra um poste na rua Frederico Petruski, em Brusque, na tarde desta…

Orçamento de 2026 da prefeitura é aprovado pela Câmara de Brusque com domínio da base do governo em votação

Os vereadores aprovaram, na sessão da Câmara de Brusque nesta terça-feira, 19, o orçamento de…