A Campanha de Vacinação contra a gripe em Santa Catarina, promovida pelo Governo do Estado, completou um mês nesta quarta-feira (7) com 22,93% do público prioritário vacinado nos 295 municípios catarinenses. A meta é imunizar pelo menos 90%. No sábado (10), acontece o Dia D, com postos de saúde abertos em todo o Estado para vacinar qualquer pessoa maior de seis meses de idade.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Até sexta-feira, a vacinação continua sendo direcionada para os grupos prioritários, como crianças menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, e idosos. Ao todo, 2.033.845 pessoas precisam ser vacinadas. No entanto, até segunda-feira, 718.419 doses haviam sido aplicadas, de acordo com dados do Ministério da Saúde..
O público que mais se vacinou até o momento foi os idosos, com 372.745 doses aplicadas. Ao todo, 28,75% pessoas desse grupo já receberam o imunizante. Pessoas de 60 a 69 anos foram as que mais se vacinaram, com 180.460 doses aplicadas.
Em seguida, o grupo de gestantes aparece como o segundo que mais recebeu o imunizante, com 16,43% do público-alvo alcançado. Cerca de 81 mil doses também foram aplicadas em crianças, com 12,29% do público vacinado.
Continua depois da publicidade
Os três municípios que mais vacinaram foram Florianópolis, com 53.654 doses aplicadas, Joinville, que aplicou 50.699, e Blumenau com 34.020.
Dia D de vacinação
A partir de sábado, o imunizante estará disponível para toda a população. Para o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, o dia D tem como objetivo “aumentar os índices vacinais, principalmente dos grupos prioritários”.
— As crianças, as gestantes e os idosos são os mais vulneráveis e precisam se proteger para evitar o agravamento da doença. Além disso, com a ampliação da vacinação também queremos imunizar o máximo da população para evitar a circulação do vírus no Estado — disse.
Na rede pública, a população pode tomar a vacina trivalente, que protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. Para as crianças, o esquema é um pouco diferente: elas devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Continua depois da publicidade
Florianópolis antecipou a aplicação
Em Florianópolis, a vacina para o público em geral foi antecipada para quarta-feira (7). O município decretou emergência em saúde pública por conta do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na cidade e busca, com a imunização, reduzir complicações, hospitalizações e óbitos causados pela gripe.
Até sexta-feira (9), as 48 salas de vacinação dos centros de saúde — exceto Costa da Lagoa e Armação — estarão aplicando os imunizantes, das 7h às 17h. No dia D, serão 30 pontos distribuídos pela Capital, além da van da Vacinação, o espaço Imuniza Floripa e a sala de vacina do Sesc Prainha, que atendem das 8h às 17h.
Leia também
Com 91,8% dos leitos de UTI ocupados, doenças respiratórias devem aumentar em SC
Mapa “vermelho” denuncia superlotação nos leitos de UTI em SC em meio às doenças respiratórias