Médicos e cooperados da Unimed Blumenau aprovaram na noite desta segunda-feira (31) a venda do imóvel localizado na Rua das Missões à prefeitura. O negócio já havia sido antecipado pelo colunista Pedro Machado e será de R$ 11,7 milhões, em 12 parcelas de R$ 978,2 mil. A estrutura vai abrigar a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o antigo Seterb.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Com a iminente concessão da rodoviária de Blumenau à iniciativa privada, a prefeitura argumenta que o prédio da Unimed, localizado na Ponta Aguda, a poucos quilômetros do Centro, pode ser uma opção para a SMTT sem depender de aluguel. A tendência é de que haja um plano de desocupação da estrutura até o fim de abril para, aí, iniciar a transição da secretaria para a nova estrutura.
A prefeitura admite, também, que outras estruturas públicas de outras secretarias que hoje operam em imóveis alugados também podem ser transferidas para o prédio da Rua das Missões. A primeira parcela será paga no dia 10 de maio e, a partir daí sempre aos dias 10 de cada mês até abril de 2026.
Na metade deste mês, vale lembrar, o prefeito Egídio Ferrari (PL) já havia baixado um decreto tornando o imóvel de utilidade pública — uma mera questão burocrática para permitir que a prefeitura possa fazer a desapropriação e, depois, a efetivação da compra. O prédio da Unimed na Rua das Missões tem 3,3 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 4,5 mil metros quadrados e tem uma localização considerada estratégica.
Continua depois da publicidade
Em 2022, a Unimed Blumenau já havia decidido vender o prédio da Ponta Aguda.