A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) se posicionou sobre as críticas feitas pelo governador Jorginho Mello (PL), nesta segunda-feira (17), aos eventos promovidos para a recepção de calouros neste começo de 2025 na instituição. Em nota (leia a íntegra abaixo), a reitoria separou o posicionamentos sobre os dois atos distintos ocorridos na Udesc. Um deles foi promovido pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), enquanto o outro, de cunho institucional, foi organizado pela universidade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Ao criticar os eventos, nesta segunda, o governador chegou a dizer que poderia reduzir o percentual de recursos repassado para a Udesc, algo que é previsto na Constituição do Estado. Ao se posicionar sobre as críticas de Jorginho, a universidade não tocou neste ponto.
Leia abaixo a íntegra da posição da Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) esclarece que não possui qualquer vínculo com o evento organizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da instituição, realizado no último dia 10 de março.
A instituição reconhece e valoriza a importância das entidades de representação estudantil, no entanto, manifestou-se na ocasião lamentando a escolha do nome do evento e dos materiais de divulgação associados, que não refletem os valores e a imagem institucional da universidade.
Continua depois da publicidade
A Udesc também esclarece que realizou um evento institucional de boas-vindas e acolhida aos novos estudantes, apresentado por uma artista reconhecida no cenário cultural, que já participou de ações para diversas organizações brasileiras e já recebeu a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa, maior condecoração cultural de Santa Catarina.
A Udesc, prestes a completar 60 anos de fundação, reafirma o compromisso com um ambiente inclusivo e ético, condizente com a educação pública de qualidade que promove no Estado de Santa Catarina.
Reitoria da Udesc