Os números de turismo em SC apresentaram um crescimento significativo e, em oito meses, o estado ultrapassou o número de turistas internacionais registrados em 2024
Em oito meses, o turismo em SC disparou e recebeu 565.710 visitantes estrangeiros. Com isso, ultrapassou o número de turistas internacionais registrados em 2024, que foi de 495.358.
Conforme os dados divulgados pela Embratur, Polícia Federal e Ministério do Turismo, o crescimento foi de 66,45%, com um acréscimo de 225.840 entradas, se comparados os períodos de janeiro a agosto deste ano com o período anterior.
Porém, se considerar apenas o mês de agosto, o crescimento no número de chegadas, em comparação com o mesmo mês do ano passado, saltou 44,92%. Foram 11.614 no oitavo mês do ano passado para 16.831 neste ano.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que o estado catarinense é uma região que ganha cada vez mais espaço no mercado internacional. “Mas que também não é só Sol e Praia. Tem natureza e aventura, com trilhas incríveis, muito bem consolidadas, cultura e gastronomia”, comenta.
Ainda, o presidente ressalta que, em apenas oito meses, o país está muito próximo de um recorde histórico de 6,77 milhões de turistas que chegaram ao Brasil em todo o ano de 2024.

Argentinos no topo da lista do turismo em SC
Neste ano, Argentina, Chile e Paraguai aparecem no topo da lista como os países de origem dos principais turistas que visitam Santa Catarina.
No primeiro caso, foram 384.224 chegadas, um aumento de quase 76% em relação ao mesmo período do ano passado. O estado também recebeu 134.798 chilenos, um crescimento de 54,32%, e 7.344 paraguaios, quase 77% de crescimento.
Turismo em SC: veja alguns destinos turísticos
- Praia do Siriú, em Garopaba – Prefeitura de Garopaba/Divulgação/ND
- Capital brasileira do esporte, Floripa está no topo do turismo desportivo do país – Allan Carvalho
- Igreja enxaimel centenária de SC parece ter saído de vilarejo alemã – Divulgação
- Treze Tílias fica no Meio-Oeste de Santa Catarina e é conhecida como a Áustria Brasileira. – Portal do Turismo de Santa Catarina/ND
- Praia do Rosa, em Imbituba, Sul de SC – Diogo de Souza/ND
- Cidade dos Cânions quer virar vitrine nacional do turismo sustentável – Divulgação/NZBT Comunicação/ND
- Famosa ‘cascata congelada’ em Urupema vira cristais de gelo em períodos gelados em Santa Catarina – Divulgação/Portal de Turismo de Urupema
- A antiga Itá (SC), ficou submersa para a construção de uma usina – Acervo Sec. de Turismo e Divulgação/Reprodução/ND
- Praia de Zimbros é opção menos movimentada, para relaxar na paradisíaca Bombinhas, para quem busca turismo do sono – Setur Bombinhas/Divulgação
- O histórico e pacato bairro de Ribeirão da Ilha é uma boa opção para turismo do sono em Floripa – Allan Carvalho/PMF/Divulgação
- Bares, restaurantes e beach clubs em torno da Praia Brava a fazem ser uma das melhores praias em Santa Catarina para ferver em 2025 – Secretaria de Turismo de Itajaí/Divulgação
- Anchieta fica localizada no Extremo-Oeste de Santa Catarina. – Ar Livre Ecoturismo/Divulgação/ND
- Voos são organizados pelos clubes Voo Livre Tangará e Vale do Vinho de Parapente – Prefeitura de Tangará/ND
Turismo no Brasil celebra o melhor mês da história
O país como um todo celebra o melhor mês de agosto da história, superando até mesmo o ano da Olimpíada de 2016. Foram mais de 6,5 milhões de chegadas entre janeiro e agosto, um crescimento recorde de 46,6% em comparação com o mesmo período de 2024.
Ranking de estados que receberam mais turistas internacionais:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Paraná
- Santa Catarina
- Bahia
A Argentina segue na liderança como principal emissor de turistas para o Brasil. Até o momento, mais de 2,6 milhões de argentinos visitaram destinos brasileiros em 2025.
Em seguida, aparecem o Chile, com 539 mil visitantes, e os Estados Unidos, com mais de 516 mil turistas.
Os países europeus — França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido — somam, juntos, mais de 740 mil visitantes em território nacional, segundo dados recentes.