Indicado a seis categorias no Oscar, “Anora” é a mais recente comédia de Sean Baker. O diretor, conhecido por abordar histórias de grupos marginalizados, apresenta um filme que mistura prostituição, contos de fadas e um toque de cultura russa.
Continua depois da publicidade
A trama acompanha uma dançarina e prostituta de Nova York que se casa com um cliente. Porém, o sonho de felicidade do casal enfrenta obstáculos quando a poderosa família russa do noivo rejeita a relação.
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Termômetro Oscar 2025: As chances dos indicados segundo sites dos EUA
Continua depois da publicidade
Dessa forma, o conto de fadas da protagonista desmorona, dando lugar a grandes desafios. “Levamos o público por uma montanha-russa de tons e, às vezes, gêneros”, afirma Sean Baker à crítica Isabela Boscov, no YouTube.
Premiado com a Palma de Ouro no festival de Cannes, “Anora” é um dos favoritos para o Oscar. Na disputa de Melhor Filme, por exemplo, ele concorre com o brasileiro “Ainda Estou Aqui”.
Quem são os favoritos para ganhar o Oscar em 2025?

Melhor Filme: “Emilia Pérez” lidera com 13 indicações, seguido de “Anora”, “O Brutalista” e “Wicked” como principais concorrentes. (Fotos: Reprodução)

Melhor Direção: Sean Baker (“Anora”) e Brady Corbet (“O Brutalista”) são favoritos, disputando com Jacques Audiard, James Mangold e Coralie Fargeat. (Fotos: Reprodução)

Melhor Ator: Adrien Brody (“O Brutalista”) e Colman Domingo (“Sing Sing”) lideram uma categoria equilibrada que inclui Timothée Chalamet, Ralph Fiennes e Sebastian Stan. (Fotos: Reprodução)

Melhor Atriz: Mikey Madison (“Anora”) e Fernanda Torres (“Ainda Estou Aqui”) se destacam, competindo com Demi Moore, Karla Sofía Gascón e Cynthia Erivo. (Fotos: Reprodução)
Continua depois da publicidade
Francisco e Bento XVI: O filme que mostrou o encontro entre dois papas
Curiosidades sobre “Anora”
O filme teve seis indicações ao Oscar. São elas: Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção e Melhor Montagem.
Sean Baker investiu em um intenso processo de pré-produção para o filme. Essa preparação ajudou os atores a se aprofundarem nos personagens e improvisarem durante as gravações.
“O tempo gasto na pré-produção fez com que todos estivéssemos na mesma página ao começar a filmar”, diz o diretor.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Mikey Madison, que faz o papel da protagonista, descreve a experiência como única. “Sean queria que eu fizesse parte do processo criativo, algo que nunca tinha feito antes”, comenta.
Baker escolheu a atriz por seu trabalho em Pânico 5 (2022) e Era Uma Vez em Hollywood (2019). “Percebi que ela sabia gritar, e eu precisava disso”, explica o diretor. Após essa decisão, passou um ano escrevendo o roteiro pensando nela como a protagonista.
“Parte disso é intuição. Ela mostrou intensidade nos dois papéis, e eu precisava dessa energia”, acrescenta Baker.
Continua depois da publicidade
Reação da crítica
Com orçamento de US$ 6 milhões, “Anora” é o segundo filme mais barato entre os indicados a Melhor Filme. Apesar disso, conquistou 94% de aprovação no Rotten Tomatoes, ficando atrás apenas de “Ainda Estou Aqui”.
A atuação de Mikey Madison, somada à direção de Sean Baker, foi amplamente elogiada. “O filme é muito engraçado, até que te acerta no estômago com um final belíssimo”, afirma Esther Zuckerman, do site de entretenimento The Daily Beast.
Kevin Maher, do Times, também destaca o desfecho surpreendente. “Justamente quando você acha que entendeu tudo, Baker te surpreende com uma cena final de comovente seriedade.”
Continua depois da publicidade
Para Bilge Ebiri, da New York Magazine, “Anora” é encantador, mas retrata personagens lutando pela sobrevivência. “Eles só conseguem ter sucesso quando trabalham juntos”, conclui.
Leia também
Concorrente de Fernanda Torres no Oscar 2025, Mikey Madison vence o Bafta de melhor atriz