BRASIL – O treinador Rodrigo Cascca, de Indaial, mais uma vez demonstrou sua competência e brilho no futebol profissional sul-mato-grossense. Após assumir ni final de janeiro o time do Águia Negra em um momento crítico, com a equipe à beira do rebaixamento para a Série B, Cascca não apenas tirou o clube da zona de rebaixamento, mas também o conduziu à semifinal do Campeonato Sul-Mato-Grossense. A classificação foi conquistada neste domingo, 9 de março, após uma emocionante vitória nos pênaltis contra o Dourados AC.
Rodrigo Cascca, que já havia conquistado dois títulos estaduais pelo Águia Negra em 2019 e 2020, voltou a ser ovacionado pela torcida de Rio Brilhante e destacado pela imprensa regional. O treinador, que reside em Indaial, é visto como um dos grandes responsáveis por reerguer o time, que é o maior campeão do interior daquele estado. Após passar pela Série B no ano passado, o clube busca, agora, retornar ao topo do futebol sul-mato-grossense.
Em nota, a imprensa local enalteceu o trabalho de Cascca: “Independentemente de o Águia Negra ser campeão ou não, já gostaríamos de agradecer você, Cascca, por trazer de volta a alegria da torcida de Rio Brilhante. Sabemos que você tem competência, comando, garra e amor pelo Águia, e temos certeza de que lutará para levar nosso time à final do campeonato. Parabéns, treinador, a você e a toda sua equipe.”
Na semifinal, o Águia Negra enfrentará o Ivinhema, líder do campeonato. A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) já divulgou a tabela dos jogos: a primeira partida será no próximo domingo (16), às 17h, no Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante. O jogo de volta está marcado para o dia 23, no Estádio Saraivão, também às 17h.
A trajetória de Rodrigo Cascca à frente do Águia Negra nesta temporada tem sido marcada por superação e resiliência. Chegando ao clube em 2025, quando o time corria sério risco de rebaixamento, o técnico conseguiu reverter a situação e devolver a esperança à torcida rubro-negra. Como destacou a publicação Rio Brilhante em Tempo Real: “Rodrigo Cascca chegou nesta temporada quando o time de Rio Brilhante estava correndo o risco de voltar para o rebaixamento. O time rubro-negro tinha acabado de voltar para a Série A, depois de dois anos na segunda divisão, e Cascca trouxe de volta o sorriso no rosto dos rio-brilhantenses.”
Com garra e determinação, Rodrigo Cascca e o Águia Negra seguem em busca de mais um capítulo vitorioso no futebol de Mato Grosso do Sul.
Texto: jornalista Judson Lima