“O programa Vale Muito: Maravilhas do Vale Europeu, promovido pelo setor de Turismo e Cultura do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), alcança sua 6ª edição com um histórico de impacto: mais de 17 mil alunos sensibilizados para a importância do turismo, da cultura e da sustentabilidade”. As colocações são da coordenadora do programa, Luciane Barth.
Segundo ela, a iniciativa, que visa despertar nos estudantes o reconhecimento e a valorização de suas cidades, prepara-se para mais um ano de atividades com novidades e a adesão de novos educadores.

Neste momento, observa a coordenadora, “estão sendo realizadas as capacitações com os professores das redes municipal, estadual e particular. Uma das grandes novidades deste ano é a reformulação completa dos materiais pedagógicos, que foram atualizados para tornar o aprendizado ainda mais dinâmico, interativo e relevante para os alunos. Durante a formação, os educadores têm a oportunidade de explorar esses novos conteúdos em profundidade, preparando-se para uma abordagem inovadora em sala de aula. Além disso, a programação inclui uma visita inspiradora ao Parque Girassol, um espaço que promove a conexão com a natureza e a valorização do meio ambiente”.
Luciane explica que, após essa fase inicial de preparação, o programa seguirá para as escolas, onde será desenvolvido com os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. “Durante sua execução, os alunos terão a oportunidade de participar dos tradicionais concursos “Traços do Meu Vale” e “Poetizando Meu Vale”, que incentivam a expressão turística e cultural por meio de desenhos e poesias, estimulando a criatividade e o engajamento dos estudantes”.
A gestora de Cultura e Turismo do Cimvi, Arlete Regilene Scoz, destaca que “com essa estrutura renovada e um olhar atento às necessidades da comunidade escolar, o Vale Muito: Maravilhas do Vale Europeu reforça seu compromisso em sensibilizar as novas gerações para a importância do turismo sustentável e da preservação das riquezas turísticas e culturais do Vale Europeu Catarinense”.
Como Tudo Começou:
O “Vale Muito Maravilhas Vale Europeu” nasceu em 2018 com a missão de valorizar as belezas do Vale Europeu Catarinense junto às escolas dos municípios integrantes do Cimvi.
As ações são desenvolvidas em duas etapas principais:
- Formação de Professores: Os educadores participam de formações na sede do Cimvi, em Timbó, para se familiarizarem com os conteúdos do projeto e os materiais de apoio.
- Atividades nas Escolas: a coordenação do programa realiza palestras e encontros nas escolas, interagindo diretamente com os alunos e incentivando a participação.
Arlete explica que o programa foi pensado para levar às crianças o entendimento de que o turismo é uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social das cidades. “Ele existe para valorizar a cultura de cada local, pensando nas línguas, nas tradições, na gastronomia, e incentivar a preservação do meio ambiente para a sustentabilidade.”
Luciane comenta ainda que “a sensibilização turística é vista como uma iniciativa de impacto social, econômico e ambiental, e o programa busca impactar não apenas as crianças, mas toda a comunidade”.