A 40ª Oktoberfest de Blumenau não é apenas a maior festa alemã das Américas — é também a mais segura do Brasil.
O evento conta com um planejamento de segurança de ponta, que combina tecnologia, integração e resposta rápida das forças policiais.

O tema foi destaque no Oktoberfest Summit, realizado nesta terça-feira (14), no Teatro Carlos Gomes, e apresentado pelo secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.

Durante o painel sobre segurança, que reuniu representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), Intelbrás, Grupo Minister e da organização da Vila Germânica, Graff destacou que o uso do reconhecimento facial aliado ao videomonitoramento se tornou um dos principais diferenciais da edição 2025 da festa.

Antes mesmo da abertura oficial, duas prisões já haviam sido efetuadas por meio do sistema, que opera em tempo real dentro e fora do Parque Vila Germânica. Até esta terça-feira, 19 procedimentos policiais haviam sido registrados, entre prisões e autuações.
“O uso da tecnologia a serviço da segurança pública é irreversível. Esses equipamentos, somados ao trabalho de excelência das forças de segurança, garantem um ambiente extremamente seguro a todos que visitam o Estado em busca de lazer e diversão”, afirmou o coronel Graff.
Com quase 400 agentes das Polícias Militar, Civil, Científica e Penal, além dos Bombeiros Militares, o efetivo da Oktoberfest é um exemplo de cooperação entre instituições.
O processo de reconhecimento facial segue um protocolo rigoroso: após a detecção de um possível suspeito, a Polícia Militar realiza a abordagem inicial; a Polícia Civil confirma a identidade e os procedimentos; e a Polícia Científica valida as provas, enquanto a Polícia Penal assume a custódia dos investigados.

“O sucesso da identificação depende da resposta integrada. A tecnologia é eficaz, mas o trabalho humano é o que garante a eficiência e o cumprimento da lei”, reforçou Graff.
Além de apresentar o case da Oktoberfest, o secretário também divulgou dados inéditos sobre a criminalidade em Santa Catarina.
Os índices de homicídios registrados entre junho e setembro de 2025 foram os menores dos últimos 18 anos, consolidando o Estado como o mais seguro do Brasil.
>> LEIA TAMBÉM: Clubes de Caça e Tiro levam tradição centenária ao 4º desfile da Oktoberfest Blumenau
No primeiro semestre deste ano, a taxa já havia caído 20% em relação a 2024, marcando o melhor desempenho da série histórica.
Com tecnologia, planejamento e integração entre forças, Santa Catarina mostra que é possível unir festa e segurança, transformando a Oktoberfest de Blumenau em um modelo nacional de gestão pública e inovação.
