A GM vai lançar este ano no Brasil um SUV elétrico a preço mais acessível. A marca acaba de anunciar que o Spark chega por aqui em 2025. A montadora deu poucas informações, mas como o carro é feito na China, já sabemos que é um SUV compacto de quase 4 metros de comprimento, vem equipado com motor elétrico no eixo traseiro que rende 102 cv de potência e 18 kgfm de torque e alimentado por uma bateria de 42 kWh.
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Comparado a um BYD Dolphin, que na versão GS rende 95 cv e tem bateria de 45 kWh, o que lhe dá um alcance de 280 km, o elétrico da Chevrolet deve ter cerca de 250 km de autonomia, pelos padrões do Inmetro.
Os motivos do sucesso dos carros da BYD no Brasil e no mundo; veja fotos
Veja fotos do Spark

Spark vendido na China tem porta com abertura lateral (Foto: Divulgação)

Chevrolet Spark EUV chega ainda em 2025 (Foto: Divulgação)

Preço do Spark terá que ser semelhante ao do BYD para ser competitivo (Foto: Divulgação)

Chevrolet Spark EUV (Foto: Divulgação)Spark será um dos 5 lançamentos prometidos para este ano em que a Chevrolet celebra 100 anos de BrasilChevrolet Spark EUV (Foto: Divulgação)

Chevrolet Spark EUV (Foto: Divulgação)

Chevrolet Spark EUV (Foto: Divulgação)
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Terá de custar menos de R$ 200 mil para “emplacar”
Para fazer volume, a Chevrolet terá de ser agressiva no preço. Enquanto um BYD Dolphin hoje custa R$ 160 mil, o próximo elétrico da GM a chegar ao Brasil deverá custar até R$ 200 mil, mesmo sendo bem equipado.
No comunicado, a montadora informou que “o modelo será ofertado exclusivamente em uma configuração sofisticada”.
Pelas fotos, o SUV elétrico exibe o sobrenome Activ, que já é uma versão do SUV grande Equinox vendido aqui.
O Spark será um dos 5 lançamentos prometidos para este ano em que a Chevrolet celebra seus 100 anos de Brasil.
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Além do elétrico Spark, são esperadas as atualizações de Onix, Onix Plus, Tracker e a picape grande Silverado. Para 2026, a marca já anunciou a produção em Gravataí (RS) de um inédito SUV compacto.
O discurso da meta de só produzir carros elétricos a partir de 2035 já não é mais o mesmo. Aqui no Brasil, pelo menos, a GM sabe que terá de necessariamente fazer a transição energética com híbridos.
O Spark pode ser um recomeço da montadora com a tecnologia 100% elétrica: em 2022, ela iniciou a importação do Bolt EV que em três anos de mercado só emplacou 300 unidades no Brasil.
Além do preço pouco competitivo, na época foi lançado por R$ 330 mil, ele teve um histórico complicado de recalls nos EUA, onde era produzido, e várias vezes teve a fabricação interrompida. Por isso, foi precocemente aposentado.
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Desde o ano passado, a GM passou a importar a Blazer 100% elétrica, que custa quase R$ 500 mil e teve em 5 meses 105 unidades emplacadas, um bom volume pelo preço.
Outra opção é o Equinox EV, de R$ 435 mil, com pré-venda desde outubro passado. Até agora foram licenciadas 53 unidades da versão 100% elétrica.
A chegada do Spark (que em português quer dizer “fagulha”) é rodeada de expectativas: com o perdão do trocadilho, o novo SUV pode ser a “faísca” para a GM embalar com as vendas de um elétrico e planejar um modelo EV produzido no Brasil.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
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