• Home
  • Geral
  • SUV elétrico é a aposta da Chevrolet para encarar o BYD Dolphin

SUV elétrico é a aposta da Chevrolet para encarar o BYD Dolphin

Chevrolet Spark EUV chega ainda em 2025 (Foto: Divulgação)

A GM vai lançar este ano no Brasil um SUV elétrico a preço mais acessível. A marca acaba de anunciar que o Spark chega por aqui em 2025. A montadora deu poucas informações, mas como o carro é feito na China, já sabemos que é um SUV compacto de quase 4 metros de comprimento, vem equipado com motor elétrico no eixo traseiro que rende 102 cv de potência e 18 kgfm de torque e alimentado por uma bateria de 42 kWh. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Comparado a um BYD Dolphin, que na versão GS rende 95 cv e tem bateria de 45 kWh, o que lhe dá um alcance de 280 km, o elétrico da Chevrolet deve ter cerca de 250 km de autonomia, pelos padrões do Inmetro. 

Os motivos do sucesso dos carros da BYD no Brasil e no mundo; veja fotos

Veja fotos do Spark

Continua depois da publicidade

Terá de custar menos de R$ 200 mil para “emplacar”

Para fazer volume, a Chevrolet terá de ser agressiva no preço. Enquanto um BYD Dolphin hoje custa R$ 160 mil, o próximo elétrico da GM a chegar ao Brasil deverá custar até R$ 200 mil, mesmo sendo bem equipado. 

No comunicado, a montadora informou que “o modelo será ofertado exclusivamente em uma configuração sofisticada”. 

Pelas fotos, o SUV elétrico exibe o sobrenome Activ, que já é uma versão do SUV grande Equinox vendido aqui. 

O Spark será um dos 5 lançamentos prometidos para este ano em que a Chevrolet celebra seus 100 anos de Brasil.

Continua depois da publicidade

Além do elétrico Spark, são esperadas as atualizações de Onix, Onix Plus, Tracker e a picape grande Silverado. Para 2026, a marca já anunciou a produção em Gravataí (RS) de um inédito SUV compacto. 

O discurso da meta de só produzir carros elétricos a partir de 2035 já não é mais o mesmo. Aqui no Brasil, pelo menos, a GM sabe que terá de necessariamente fazer a transição energética com híbridos. 

O Spark pode ser um recomeço da montadora com a tecnologia 100% elétrica: em 2022, ela iniciou a importação do Bolt EV que em três anos de mercado só emplacou 300 unidades no Brasil. 

Além do preço pouco competitivo, na época foi lançado por R$ 330 mil, ele teve um histórico complicado de recalls nos EUA, onde era produzido, e várias vezes teve a fabricação interrompida. Por isso, foi precocemente aposentado.

Continua depois da publicidade

Desde o ano passado, a GM passou a importar a Blazer 100% elétrica, que custa quase R$ 500 mil e teve em 5 meses 105 unidades emplacadas, um bom volume pelo preço.

Outra opção é o Equinox EV, de R$ 435 mil, com pré-venda desde outubro passado. Até agora foram licenciadas 53 unidades da versão 100% elétrica. 

A chegada do Spark (que em português quer dizer “fagulha”) é rodeada de expectativas: com o perdão do trocadilho, o novo SUV pode ser a “faísca” para a GM embalar com as vendas de um elétrico e planejar um modelo EV produzido no Brasil. 

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

Leia também

Vale a pena investir em um carro elétrico da BYD?

BYD Dolphin Plus se torna o primeiro elétrico nota máxima em segurança no Brasil

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Atleta de Indaial é convocada para a Seleção Brasileira nos Jogos Sul-Americanos de Esportes Sobre Rodas

A atleta é treinada pela técnica Bruna Masson desde 2023, e vem se destacando pelo…

o que deve mudar no cruzamento da avenida Primeiro de Maio, em Brusque

Nesta semana, Brusque teve dois dias seguidos com acidentes no cruzamento da avenida Primeiro de…

Republicanos de Brusque nega que partido é base do governo Lula

O diretório municipal do Republicanos em Brusque se manifestou, em nota, nesta quinta-feira, 10, negando…