• Home
  • Geral
  • SUV elétrico é a aposta da Chevrolet para encarar o BYD Dolphin

SUV elétrico é a aposta da Chevrolet para encarar o BYD Dolphin

Chevrolet Spark EUV chega ainda em 2025 (Foto: Divulgação)

A GM vai lançar este ano no Brasil um SUV elétrico a preço mais acessível. A marca acaba de anunciar que o Spark chega por aqui em 2025. A montadora deu poucas informações, mas como o carro é feito na China, já sabemos que é um SUV compacto de quase 4 metros de comprimento, vem equipado com motor elétrico no eixo traseiro que rende 102 cv de potência e 18 kgfm de torque e alimentado por uma bateria de 42 kWh. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Comparado a um BYD Dolphin, que na versão GS rende 95 cv e tem bateria de 45 kWh, o que lhe dá um alcance de 280 km, o elétrico da Chevrolet deve ter cerca de 250 km de autonomia, pelos padrões do Inmetro. 

Os motivos do sucesso dos carros da BYD no Brasil e no mundo; veja fotos

Veja fotos do Spark

Continua depois da publicidade

Terá de custar menos de R$ 200 mil para “emplacar”

Para fazer volume, a Chevrolet terá de ser agressiva no preço. Enquanto um BYD Dolphin hoje custa R$ 160 mil, o próximo elétrico da GM a chegar ao Brasil deverá custar até R$ 200 mil, mesmo sendo bem equipado. 

No comunicado, a montadora informou que “o modelo será ofertado exclusivamente em uma configuração sofisticada”. 

Pelas fotos, o SUV elétrico exibe o sobrenome Activ, que já é uma versão do SUV grande Equinox vendido aqui. 

O Spark será um dos 5 lançamentos prometidos para este ano em que a Chevrolet celebra seus 100 anos de Brasil.

Continua depois da publicidade

Além do elétrico Spark, são esperadas as atualizações de Onix, Onix Plus, Tracker e a picape grande Silverado. Para 2026, a marca já anunciou a produção em Gravataí (RS) de um inédito SUV compacto. 

O discurso da meta de só produzir carros elétricos a partir de 2035 já não é mais o mesmo. Aqui no Brasil, pelo menos, a GM sabe que terá de necessariamente fazer a transição energética com híbridos. 

O Spark pode ser um recomeço da montadora com a tecnologia 100% elétrica: em 2022, ela iniciou a importação do Bolt EV que em três anos de mercado só emplacou 300 unidades no Brasil. 

Além do preço pouco competitivo, na época foi lançado por R$ 330 mil, ele teve um histórico complicado de recalls nos EUA, onde era produzido, e várias vezes teve a fabricação interrompida. Por isso, foi precocemente aposentado.

Continua depois da publicidade

Desde o ano passado, a GM passou a importar a Blazer 100% elétrica, que custa quase R$ 500 mil e teve em 5 meses 105 unidades emplacadas, um bom volume pelo preço.

Outra opção é o Equinox EV, de R$ 435 mil, com pré-venda desde outubro passado. Até agora foram licenciadas 53 unidades da versão 100% elétrica. 

A chegada do Spark (que em português quer dizer “fagulha”) é rodeada de expectativas: com o perdão do trocadilho, o novo SUV pode ser a “faísca” para a GM embalar com as vendas de um elétrico e planejar um modelo EV produzido no Brasil. 

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

Leia também

Vale a pena investir em um carro elétrico da BYD?

BYD Dolphin Plus se torna o primeiro elétrico nota máxima em segurança no Brasil

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

AO VIVO: Papa Leão XIV celebra 1ª missa no Vaticano

Primeiro compromisso do papa Leão XIV é uma missa na Capela Sistina (Foto: Vatican Media,…

Brusque visita o Joaçaba pelo Brasileiro CBB; saiba como assistir

O Brusque Basquete enfrenta o Joaçaba às 19h30 deste domingo, 11, no ginásio do Campus…

INSS: governistas temem consequências de “atrito“ entre ministros

Governistas ouvidos pela CNN temem as consequências que o “atrito” entre ministros pode trazer na…