• Home
  • Geral
  • Sindicatos empresariais tentam derrubar feriado em cidade de SC, mas Judiciário nega

Sindicatos empresariais tentam derrubar feriado em cidade de SC, mas Judiciário nega

(Foto: Prefeitura de Tubarão/Divulgação)

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) manteve o feriado municipal pelo aniversário de uma cidade do Estado. Cinco sindicatos haviam entrado com uma ação direta de inconstitucionalidade alegando que a suspensão das atividades em 27 de maio por conta de comemoração em Tubarão era ilegal. A lei municipal foi instituída em 2024. A decisão do Órgão Especial foi dada por unanimidade dos 25 desembargadores integrantes do grupo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os sindicatos que representam diferentes setores empresariais alegaram que a criação de feriado civil é de competência exclusiva da União, por se tratar de matéria relacionada ao direito do trabalho. Apontavam ainda a norma municipal feria dispositivos das Constituições Federal e Estadual, além da Lei n. 9.093/1995, que dispõe sobre os feriados. O desembargador relator, Luiz Fernando Boller, rejeitou os argumentos das entidade.

Veja fotos de Tubarão:

Ele estacou que a Constituição Federal, em seu artigo 30, inciso I, confere aos municípios a prerrogativa de legislar sobre assuntos de interesse local — o que inclui a definição de datas comemorativas que tenham relevância cultural e histórica para a comunidade. Os efeitos econômicos decorrentes de um feriado, segundo ele, não descaracterizam sua natureza de interesse local, conforme material divulgado pelo TJ-SC.

Continua depois da publicidade

O relator ainda teceu uma análise sobre a data escolhida: “O dia 27 de maio de 1870 é considerado o marco da fundação de Tubarão. A escolha da data reflete um desejo legítimo de cultivar a memória local e preservar a identidade histórica do município”, registrou no voto.

O magistrado ainda lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já reconheceu essa autonomia em julgamentos anteriores e citou, como exemplo, o precedente da ADPF 634, que validou o feriado do Dia da Consciência Negra instituído pela cidade de São Paulo: “Seria um contrassenso imaginar que caberia à União decidir se um município pode ou não comemorar seu aniversário com um feriado”, frisou.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brusque perde para Santa Catarina e encerra temporada com eliminação na Copa SC

O Brusque, quatro dias após perder o acesso à Série B do Brasileirão, se despediu…

Casal é levado ao hospital com suspeita de intoxicação por metanol após beber uísque em Balneário Camboriú

Um casal foi levado ao hospital com suspeita de intoxicação por metanol após consumir uísque…

Conheça Laurentino, cidade que quase não tem desempregados

Conheça Laurentino, cidade com menos de 8 mil habitantes que quase não tem desempregados em…