Santa Catarina liderou, no mês de janeiro, o ranking de estados com o maior crescimento no setor de serviços em todo o país. O estado catarinense registrou uma alta de 3,4% em relação a dezembro, acima da média nacional, de retração de -0,2%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A alta foi puxada principalmente pelos segmentos de transportes, turismo e serviços de informação e comunicação, além do consumo das famílias.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, justifica o aumento pelo crescimento da economia de Santa Catarina “acima da média nacional, com aumento da produção e consequente geração de emprego e renda”.
— Com a produção em alta em diversos setores da economia e necessidade de escoamento, a tendência é aquecer todo o mercado de logística, transporte e fretes — destaca.
Continua depois da publicidade
Segmento de transportes
Em comparação com o mesmo período de 2024, o segmento de transportes teve uma alta de 8,2% em janeiro, sendo o segundo maior percentual do país. O número também ficou acima da média nacional, que indica redução de -0,6%.
Dreveck destaca que neste segmento, os transportes de passageiros, com “milhares de turistas nacionais e estrangeiros” por causa da temporada de verão em Santa Catarina, têm responsabilidade no crescimento do segmento.
Além desses, os transportes de cargas também levam destaque, “com números positivos puxados pelo aumento das exportações”.
Segmento de turismo
A área de turismo também cresceu em janeiro em comparação com o mesmo período de 2024. A atividade econômica cresceu 7%, o dobro da média brasileira, que ficou em 3,5%.
Continua depois da publicidade
Se comparado entre janeiro de 2025 e dezembro de 2024, com ajuste sazonal, o Estado teve um aumento de 1,7%, o melhor desempenho do país em turismo. A média nacional é de redução de -6,4%.
Veja top 10 estados que tiveram aumento no setor de serviços
- Santa Catarina: 3,4%
- Mato Grosso do Sul: 2,3%
- Bahia: 1,1%
- Rio de Janeiro: 1%
- São Paulo: 0,9%
- Paraíba: 0,8%
- Goiás: 0,8%
- Rio Grande do Sul: 0,3%
- Paraná: 0%
Leia também
Mulher suspeita de causar “terror” em moradores de bairro isolado de Florianópolis é presa
Topázio avalia início de mandato e destaca temporada de verão: “Maior de todos os tempos”
Continua depois da publicidade