Será sepultado nesta quinta-feira (17), na cripta da Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro de Blumenau, o bispo emérito Dom Angélico Sândalo Bernardino, que faleceu na noite desta terça-feira (15), aos 92 anos, em São Paulo. Ele foi o primeiro bispo da Diocese de Blumenau e teve uma trajetória marcante na Igreja Católica brasileira.
De acordo com a Diocese de Blumenau, o velório começou às 8h desta quarta-feira (16) na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Zatt, região da Brasilândia, em São Paulo, onde Dom Angélico vivia. Às 15h será celebrada a Santa Missa de corpo presente, presidida pelo cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Após a celebração, o corpo será trasladado para Blumenau, com chegada prevista para as 10h de quinta-feira (17). No mesmo dia, às 14h, será realizada a Missa de exéquias na Catedral São Paulo Apóstolo, seguida do sepultamento na cripta da igreja.
“Unamo-nos em oração pela alma deste pastor que dedicou sua vida à Igreja e ao povo de Deus”, diz a nota da Diocese de Blumenau.

Trajetória de Dom Angélico
Natural de Saltinho (SP), Dom Angélico nasceu em 19 de janeiro de 1933 e foi ordenado sacerdote em 12 de julho de 1959. Em 1974, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo pelo Papa Paulo VI e recebeu a ordenação episcopal pelas mãos de Dom Paulo Evaristo Arns, com quem trabalhou de forma próxima.
Em 2000, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como o primeiro bispo da recém-criada Diocese de Blumenau, onde permaneceu até sua aposentadoria, em 2009.
Nota de pesar do presidente Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu nota de pesar pela morte do bispo emérito. Amigo pessoal de Dom Angélico, o presidente destacou a atuação do religioso ao lado dos trabalhadores e nas lutas pela justiça social.
“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do querido Dom Angélico, que dedicou sua vida à solidariedade e ao amor ao próximo, como nos ensinou Jesus Cristo”, escreveu Lula.
Dom Angélico celebrou o casamento de Lula com a socióloga Janja da Silva, além de ter batizado filhos e netos do presidente. O casal esteve com o bispo há uma semana, em visita à residência onde ele vivia, em São Paulo.
Leia Mais
Cratera aberta pela enxurrada na rua Fides Deeke, em Blumenau, segue sem solução após dois meses
Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio acumula em R$ 50 milhões
Morre Dom Angélico, primeiro bispo da Diocese de Blumenau, aos 92 anos
Participe dos canais do Portal Alexandre José