• Home
  • Saúde
  • “Se tiver movimentação nós vamos conversar com os caminhoneiros”, diz Lula sobre possível aumento do diesel

“Se tiver movimentação nós vamos conversar com os caminhoneiros”, diz Lula sobre possível aumento do diesel

O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (30) que cabe à Petrobras decidir se aumenta ou não o preço dos combustíveis no país. A companhia está analisando um possível reajuste no valor do litro do óleo diesel, que acumula defasagem de preço por causa do dólar ao longo dos últimos meses.

“Desde o meu primeiro mandato que eu aprendi que quem autoriza o aumento do petróleo e derivado de petróleo é a Petrobras, e não o presidente da República”, disse Lula em uma entrevista coletiva com jornalistas no Palácio do Planalto.

Na última segunda-feira (27), Lula se reuniu com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, quando discutiram o cenário dos preços dos combustíveis.

“Se a Petrobras tiver que fazer um reajuste, não levando em conta o aumento da inflação de 2023 e 2024, ainda será menor do que dezembro de 2022”, observou Lula.

Com impacto maior sobre o transporte de carga, Lula foi perguntado se o aumento no diesel pode desencadear protestos de caminhoneiros, e como o governo reagiria nesse cenário.

Veja, se tiver uma movimentação de caminhoneiros, vou fazer o que fiz a vida inteira, nós vamos conversar com os caminhoneiros. Vamos conversar com todo e qualquer setor que tiver qualquer problema com o governo”, apontou o presidente. Lula insitiu que, em termos reais, o preço do óleo diesel, mesmo com aumento, estará menor do que no fim de 2022.

Controle da inflação

Sobre o cenário de inflação dos preços, especialmente dos alimentos, que tornou-se umas preocupações centrais do governo neste início de 2025, o presidente disse que não tomará nenhuma medida impositiva sobre o mercado.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

“O aumento dos preços de comida que vão na cesta básica é sempre muito ruim, porque eles afligem as pessoas mais pobres, os trabalhadores mais humildes que a gente quer proteger. Eu não tomarei nenhuma medida daquelas que são bravata. Não farei cota, não colocarei helicóptero para viajar fazenda e prender boi como foi feito no Plano Cruzado. Eu não vou estabelecer nada que pode significar o surgimento de mercado paralelo”, comentou.

Como desafio para superar o problema, Lula aposta na ampliação da produção agrícola este ano, com mais financiamento e modernização, principalmente dos pequenos e médios produtores, responsáveis pela produção da maior parte dos alimentos, como verduras, frutas e legumes consumidos pela população.

“O que precisamos trabalhar, com muito carinho, é aumentar a produção de tudo o que a gente produz, fazer com que a pequena e média agricultura, que são responsáveis pela produção de quase 100% dos alimentos, possam produzir mais”, afirmou.

Via Agência Brasil, editado por Redação.

Leia mais notícias

Polícia Federal e autoridades internacionais prendem foragido romeno acusado de homicídio em Balneário Camboriú

Moradores de Blumenau sofrem com a falta de medicamentos na rede pública de saúde

Vídeo: Vazamento de água afeta moradores da Rua Guarapuava, no bairro Testo Salto, em Blumenau

Participe dos canais do Portal Alexandre José

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Confira os grupos da Libertadores 2025

Troféu da Libertadores no sorteio dos grupos (Foto: Libertadores, X, Reprodução) A Conmebol realizou o…

Loja de instrumentos musicais é furtada no Centro de Brusque e tem prejuízo de R$ 8,5 mil

Uma loja de instrumentos musicais localizada no Centro de Brusque foi furtada na última sexta-feira,…

PGR pede que STF torne réus investigados de núcleo policial e militar

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta segunda-feira (17) um pedido ao Supremo Tribunal…