• Home
  • Geral
  • Santa Catarina lidera combate ao desmatamento

Santa Catarina lidera combate ao desmatamento

Você sabia que Santa Catarina tem se destacado na proteção de seus recursos naturais? Uma pesquisa nacional recente aponta que o estado alcançou uma significativa redução do desmatamento da Mata Atlântica, diminuindo em 12% a área devastada. Este resultado expressivo demonstra o compromisso catarinense com a sustentabilidade e a preservação ambiental.

De acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, estudo coordenado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), essa redução do desmatamento da Mata Atlântica foi observada no período de julho de 2023 a junho de 2024, quando comparado com o ano anterior.

Além disso, vale ressaltar que o estado já havia registrado uma diminuição de 86% no período de julho de 2022 a junho de 2023, o que torna o novo dado ainda mais relevante.

Outro ponto positivo a ser destacado é que nenhum município de Santa Catarina figurou na lista dos 20 com maior desmatamento em área de mata. Isso demonstra uma dispersão das ocorrências e, consequentemente, menor pressão localizada sobre o bioma.

Governador Jorginho Mello comenta avanços ambientais

Em nota o governador Jorginho Mello ressalta que: “Santa Catarina tem demonstrado que é possível crescer com responsabilidade ambiental. Esta nova redução do desmatamento da Mata Atlântica é fruto de um trabalho sério, que combina tecnologia, fiscalização eficiente e políticas públicas bem direcionadas”.

Ele ainda complementa, “Trabalhamos com equilíbrio, conciliando crescimento econômico com responsabilidade ambiental, o que garante um desenvolvimento verdadeiramente sustentável”.

No documento a presidente do IMA, Sheila Meirelles, também observa da importância na conscientização da população e do investimento estratégico em tecnologias avançadas de monitoramento remoto, desenvolvidas pelos técnicos do Instituto para auxiliar na fiscalização.

“A integração entre tecnologia, gestão e conscientização da sociedade tem sido fundamental para alcançarmos resultados concretos na proteção do meio ambiente”, enfatiza Sheila.

O IMA tem modernizado seus processos de licenciamento, auditoria e fiscalização com o uso de geotecnologias. Com o apoio do governo estadual, o Instituto desenvolveu ferramentas digitais para análise espacial e supervisão remota.

Através do uso de imagens de satélite e sobrevoos com drones, a vistoria de áreas de difícil acesso se tornou possível, garantindo processos mais precisos e alinhados à realidade em campo.

Ademais, para reforçar a fiscalização contra o desmatamento ilegal, sistemas de monitoramento emitem alertas frequentes sobre mudanças na cobertura vegetal, permitindo ações imediatas em áreas críticas da Mata Atlântica.

O diretor de Controle, Passivos e Qualidade Ambiental do IMA, Diego Hemkemeier Silva, explica que essa política é coordenada pela Gerência de Informações Ambientais e Geoprocessamento, que opera uma sala de monitoramento em tempo real, integrando diversas variáveis ambientais para uma resposta rápida a emergências.

Novas ferramentas digitais ampliarão a proteção da Mata Atlântica

Em breve, o IMA lançará soluções como a infraestrutura de dados espaciais SiGEO, que reunirá todas as ferramentas e dados geoespaciais em um único ambiente, facilitando ainda mais o monitoramento e a proteção da Mata Atlântica.

Portanto, Santa Catarina se consolida como um exemplo de estado que investe em tecnologia e conscientização para proteger seu patrimônio natural e promover o desenvolvimento sustentável.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Primeira Corrida da Fenarreco une esporte e tradição em Brusque

A 1ª edição da Corrida da Fenarreco reuniu mais de 400 atletas na manhã deste…

Mulher que acionou polícia durante assalto a cancha em Brusque relata momentos do crime

A mulher que acionou a Polícia Militar durante o assalto a uma cancha no bairro…

Oktoberfest Blumenau reforça compromisso com a segurança

Análises laboratoriais, realizadas em parceria com a Furb, atestam a qualidade dos produtos vendidos no…