• Home
  • Geral
  • Saiba quem são os finalistas do Prêmio Viva Blumenau 2025 e veja como votar

Saiba quem são os finalistas do Prêmio Viva Blumenau 2025 e veja como votar

O Jornal do Almoço Blumenau divulgou os finalistas do Prêmio Viva Blumenau 2025. Agora, o público já pode votar online nos projetos e personagens que participam da edição deste ano (confira lista abaixo). O projeto busca reconhecer bons exemplos da cidade e dar visibilidade para as pessoas e ações que fazem a cidade um lugar cada vez melhor para se viver.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

São oito categorias no total: Blumenauense do Ano, Cultura, Educação, Esporte, Meio Ambiente, Projeto Social e Inovação, além da novidade nesta edição que é a categoria Antonietas, que reconhece mulheres com ações de impacto na cidade. A votação deve ser feita pelo g1 Santa Catarina até o dia 8 de julho. Durante esse período, reportagens especiais sobre as iniciativas e os personagens serão transmitidas durante o Jornal do Almoço.

— O prêmio é a forma da NSC dar ainda mais visibilidade para projetos e pessoas que fazem a diferença na comunidade, pensam no bem comum e transformam nas mais diversas áreas. Também é missão do nosso jornalismo dar espaço para essas histórias — comenta Daniel Schafer, coordenador de Jornalismo da NSC TV em Blumenau. 

Neste ano, há 24 finalistas nas oito categorias, sendo que os mais votados pelo público serão os vencedores do Prêmio Viva Blumenau 2025. Veja abaixo quem são eles.

Continua depois da publicidade

Antonietas

Margit Mafra, da Associação Viva Parkinson

Representada pela presidente Margit Mafra, a Associação Viva Parkinson tem o objetivo de apoiar, acolher e orientar as pessoas com a doença de Parkinson, familiares e cuidadores. É uma associação sem fins lucrativos, que busca promover atividades físicas, sociais e culturais que possam melhorar a qualidade de vida.

Soldado Fernanda Almeida, Policial Militar de Blumenau

Fernanda Almeida, policial militar de Blumenau há cinco anos e advogada licenciada, é referência na proteção de mulheres vítimas de violência. Com mais de 5 mil mulheres atendidas com medidas protetivas, Fernanda foi reconhecida com a Comenda do Mérito Feminino Celina Guimarães, concedida pela Câmara Municipal em março deste ano, por sua atuação direta, humanizada e comprometida. Ela também faz parte de projetos sociais voltados a autoestima e a identidade feminina, com presença em redes sociais e colunas semanais em rádios locais.

Voluntárias da Casa da Amizade

A Casa da Amizade, que existe há 59 anos, é composta por voluntárias. No início, participavam apenas mulheres que eram esposas de integrantes de grupos do Rotary, uma associação de clubes de serviços voluntários e humanitários. Porém, em 2024, isso mudou e foi permitido que qualquer mulher participasse, agora, são 255 associadas apenas em Blumenau. Juntas, elas apoiam 22 entidades arrecadando dinheiro por meio de doações e eventos festivos.

Blumenauense do Ano

Dr. Mário Celso Schmitt, pediatra

O doutor Mário Celso Schmitt tem mais de 80 anos e ao menos 50 deles foram dedicados ao atendimento das crianças, o que o torna o especialista da área mais antigo de Blumenau. Ele ajudou a fundar o serviço de pediatria do Hospital Santa Catarina e, considerando a quantidade de atendimentos que fez ao longo da vida, ele brinca que possui mais de “50 mil filhos”. Ele, inclusive, já até trabalhou com médicos que foram seus pacientes quando ainda eram bebês.

Continua depois da publicidade

Justina Inês Mannes, presidente da Ação Social da Catedral São Paulo Apóstolo

Justina Inês Mannes, mais conhecida como Tina, lidera a Ação Social da da Catedral São Paulo Apóstolo, que auxilia mais de 200 famílias todo mês. Um dos momentos que mais destaca a dedicação de Tina foi após o incêndio no dia 23 de janeiro, na Rua XV de Novembro, que devastou a construção e os recursos da ação, incluindo cestas básicas prontas para entregar às famílias. Em menos de um mês, ela mobilizou a equipe e conseguiu abrir o atendimento em uma nova sala provisória, localizada no 3º andar do CIEE, cedida pelo presidente do centro de integração.

Martim Grodiski, da Casa Iluminada

A famosa casa iluminada de Blumenau, no bairro Itoupava Norte, no Morro da Goiaba, completará 30 anos. A residência é iluminada por Martim Grodiski todos os Natais. O espaço é aberto ao público, que pode apreciar as lâmpadas cuidadosamente instaladas pela própria família. Em 2023, foram mais de 823 mil lâmpadas acesas de uma vez só. A família também arca com os custos de energia elétrica e virou atração para cerca de 80 mil visitantes que passam pelo local anualmente.

Cultura

Encontro dos Velhos Camaradas

Fundado em maio de 1909, o coro masculino se destacou na vida musical de Blumenau. Em 1961, reestruturaram o grupo de forma independente e se filiaram ao Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, oficializando a nova formação como Männerchor Liederkranz. Atualmente, é regido pelo maestro José Carlos Oechsler com acompanhamento musical do pianista Hans Jurgen Jopp, com outros 40 membros. Na Oktoberfest, o Liederkranz também é responsável pela cerimônia de abertura e encerramento desde 2010.

Groove Urbano

O Groove Urbano oferece espetáculos gratuitos de jazz contemporâneo que acontecem uma vez ao mês na praça da Rua Joinville. O objetivo é democratizar o acesso à arte através da música instrumental. O projeto é composto por um trio base de musicistas que convidam outros músicos a tocarem de forma voluntária, conforme o tema de cada edição.

Continua depois da publicidade

Projeto “Não Perca as Crianças de Vista”

É um projeto fundado em 2014 na escola Luiz Delfino por Marcos Rodrigo Queiroz, que também atua na Associação dos Moradores do bairro Ponta Aguda. A partir da dança, o projeto leva até as crianças em situação de vulnerabilidade valores como educação, sexualidade e diversidade, por exemplo. Para Marcos, esse trabalho se torna uma cultura que abraça e conecta a uma cultura global de resistência e criatividade.

Educação

Escola Bilíngue de Libras

É uma iniciativa da prefeitura que conta com ensino de Libras na escola municipal bilíngue Prof. Oscar Unbehaun, que é a única com ênfase no ensino da Língua Brasileira de Sinais. Ao todo, são 634 estudantes matriculados do primeiro ao quinto ano e há sete instrutores com deficiência auditiva trabalhando em parceria com os professores regentes. No período noturno, também é ofertado de graça o Curso de Libras Básico, Intermediário e Avançado para os professores e profissionais da Rede Municipal de Ensino, estudantes, pais e a comunidade em geral.

Mostra de Sketches de Teatro Estudantil, na escola Hercílio Deeke

É um projeto escolar criado em 2014 que ensina os alunos da escola Hercílio Deeke sobre a técnica do teatro conectada a outras disciplinas, como matemática e língua portuguesa. Em novembro, mais de 400 alunos vão para os palcos apresentar mais de 30 espetáculos, além disso, instituições de cidades vizinhas podem assistir gratuitamente. A cada espetáculo, os alunos e atores passam por um debate com os jurados, artistas profissionais, professores, alunos e familiares que estão na plateia. O grupo estudantil que receber o prêmio de Melhor Espetáculo pela Comissão Julgadora também recebe o valor de mil reais em dinheiro.

Projeto de Disseminação de Leitura e Escrita, da escola Quintino Bocaiúva

Maria Elis, professora indígena e formada em Língua Portuguesa, participa de um projeto da prefeitura de Disseminação de Leitura e Escrita na biblioteca na EBMB Quintino Bocaíuva. A iniciativa busca ofertar literatura para mais de 800 alunos de uma forma criativa. Com ela, as crianças participam de contação de histórias toda semana com diferentes temas da atualidade e clássicos, com técnicas como usar sons e músicas.

Continua depois da publicidade

Esporte

Associação das Escolinhas de Futebol

A Associação das Escolinhas de Futebol Alumetal possui mais de mil alunos cadastrados e fazem campanhas para arrecadar tênis e chuteiras, fazem pasteladas para captar dinheiro e buscam parcerias com outras empresas da região para manter a escolinha em funcionamento. Além de futebol, a escola promove outros esportes como basquete e futsal gratuitamente para as crianças.

Jiu-Jitsu para Atípicos

É um projeto social realizado com a ajuda de terapeutas voluntários que produzem atividades para as crianças atípicas, como o Jiu-Jitsu, e envolvem toda a família no processo. O objetivo é romper a hierarquização do esporte por acreditarem que o elo entre uma pessoa com autismo e a terapia é a própria família. No projeto, um professor ensina o pai, uma professora ensina a mãe e, juntos, os pais desenvolvem atividades para ensinarem ao filho.

Suzana Nahirnei, paratleta

Com 24 anos, ela fez história no ano passado ao se tornar a primeira blumenauense a participar de uma Paralimpíada. Suzana tem uma má-formação no braço esquerdo e pratica o atletismo há 12 anos. Em 2022, representou a Seleção Brasileira e, desde então, está entre as principais atletas do país na categoria. Nas paralimpíadas de Paris, colocou o Brasil entre os cinco melhores do mundo no arremesso de peso. Para Suzana, o maior objetivo é se tornar uma inspiração para as crianças no esporte.

Inovação

Cursos TI de graça

O projeto, que completa 30 anos em agosto, realiza treinamentos focados em tecnologia com cursos gratuitos para ajudar as pessoas a entrarem no mercado de trabalho. Em 2023, receberam o Prêmio Gustav Salinger na categoria Inovação por terem formado muitas mulheres na área da tecnologia.

Continua depois da publicidade

+Devs2Blu

O programa é uma iniciativa da Blusoft-ACATE e conta com o apoio da prefeitura para desenvolver profissionais que já possuem conhecimentos prévios em linguagem de programação e inglês. O objetivo é formar e inserir no mercado pessoas de Blumenau em busca de uma nova chance profissional, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade ou em transição de carreira. Desde sua criação, o +Devs2Blu já capacitou 325 pessoas gratuitamente.

Meninas Digitais

É um projeto da Universidade Regional de Blumenau, em parceria com o CRAS, que busca ensinar práticas computacionais de graça para meninas dos ensinos fundamental e médio. O objetivo é diminuir a desigualdade de gênero que existe na área da computação ao oportunidade o ingresso de meninas nessa carreira. O curso acontece em laboratórios da Furb e ainda possibilita visitas a empresas de Tecnologia da Informação.

Meio Ambiente

Fraldas Ecológicas

A Fraldas do Sul é uma empresa dedicada a produção de Fraldas Ecológicas há mais de uma década. São reutilizáveis e buscam acompanhar o bebê desde o nascimento até o desfralde, reduzindo o impacto ambiental. Enquanto apenas 24 fraldas são necessárias ao longo desse período, mais de 7 mil fraldas descartáveis seriam utilizadas até o terceiro ano da criança, um custo de aproximadamente R$ 10 mil. Além de ser um produto sustentável que beneficia o meio ambiente, o orçamento familiar e a saúde do bebê, a empresa também transforma resíduos têxteis em almofadas que são doadas para organizações de proteção animal em Blumenau e região, contribuindo para reduzir toneladas de resíduos e proporcionando conforto aos animais.

Meliponário, do CEI Osvaldo Deschamps

O Centro de Educação Infantil trabalha com projetos de sustentabilidade e um deles é o Meliponário, com abelhas sem ferrão, que acontece desde 2020. As crianças aprendem sobre as abelhas sem ferrão, a polinização, as flores e ajudam a cuidar dos insetos. O CEI cuida de três caixas de abelhas, com sete espécies diferentes, todas sem ferrão. O projeto se chama “Abelha não faz mal, abelha faz mel”. O CEI já participou da FEBIC, uma das maiores feiras de iniciação científica do Brasil, e conquistou três troféus.

Continua depois da publicidade

Serviço de Atendimento a Animais Silvestres de Blumenau da Furb (Saasblu)

O Serviço de Atendimento a Animais Silvestres de Blumenau é responsável pelo atendimento médico veterinário de animais silvestres feridos e debilitados que são resgatados. É um projeto de extensão da Universidade Regional de Blumenau, coordenado pelo professor Julio César de Souza Jr. que orienta os alunos de medicina veterinária para atuar em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia Militar Ambiental. O projeto não apenas responde a uma demanda da comunidade, como também promove a sensibilização ambiental e a conservação da fauna regional.

Social

APAE Blumenau

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Blumenau é uma ONG sem fins lucrativos, que presta atendimento a pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla. Ela foi fundada no dia 25 de março de 1965 e presta serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, serviço social, odontologia, nutrição e de outras áreas médicas. São mais de 430 pessoas matriculadas e, em 2024, atenderam mais de duas mil pessoas.

Horta Medicinal do AGF Garcia

A iniciativa começou no final de 2023 e foi implementada por dois técnicos em enfermagem do Ambulatório Geral da Família no bairro Garcia. É um projeto que cultiva ervas medicinais para serem direcionadas aos servidores e usuários da unidade, conforme indicações e prescrições dos profissionais habilitados. A ideia é trazer a comunidade para participar do manuseio da horta, assim como a aquisição das mudas para plantio em casa, instituições e para levar as ervas prontas para consumo. Os servidores da unidade estão envolvidos na construção, crescimento e manuseio da horta. A prática é vista como melhora da saúde e estilo de vida, sendo alternativas para melhorar a saúde física e mental.

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau

O trabalho é realizado desde 1973 e conta com 157 voluntárias atualmente. A rede realiza atendimento preventivo antes do encaminhamento a um hospital. Em junho deste ano, eles receberão o próprio aparelho de ultrassom, um marco para a entidade. A rede oferece gratuitamente o serviço de acolhimento, assim como o atendimento junto a fisioterapeutas, psiquiatras e nutricionistas.

Continua depois da publicidade

Confira os premiados do Viva Blumenau 2024

O Movimento Viva Blumenau foi criado pela NSC em 2014. Desde então, sempre esteve conectado com a valorização das iniciativas da cidade. Em 2022, lançou uma nova fase com a primeira edição do Prêmio Viva Blumenau, que, em 2024, contabilizou 44.691 votos do público. O Movimento é integrado com todos os veículos da NSC e está em pauta durante todo o ano, com conteúdos integrados à programação.

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Ampliação do ensino bilíngue para mais 5 escolas em Blumenau esbarra na falta de professores

Oktoberfest cria “muro” que protege cervejarias de Blumenau, mas impacta veteranas da festa

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

T-Rex Handebol avança às finais da Liga SC Mirim

O T-Rex Handebol alcançou uma grande conquista ao se classificar para as finais da Liga…

22 de outubro de 2025

22 de outubro de 2025 – Jornal do Médio Vale …

foi um prazer representar o Quadricolor

O técnico Bernardo Franco anunciou a sua saída do comando do Brusque. Ele assumiu o…