Elaborar balanços, fazer auditorias, realizar análises financeiras, definir custos, avaliar riscos, analisar balanços, analisar dados, fazer planejamento tributário e muito mais. Essas atividades numéricas estão entre as atribuições dos profissionais da contabilidade, que têm registrado crescente adesão de mulheres. Atualmente, dos 23.020 contadores registrados no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC), 45% são mulheres, 10.490 do total. Quando o CRC foi criado, em 1947, eram apenas 1,75% do total de 400 contadores. Atento a esse protagonismo, o conselho fará um evento neste mês dedicado à mulher.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O Encontro Catarinense das Mulheres Profissionais da Contabilidade será dia 19, na sede da entidade, em Florianópolis. O objetivo é celebrar a passagem do Dia Internacional da Mulher no mês dedicado a elas e terá como tema “Mulheres que Transformam a Contabilidade”. A programação incluirá palestras e network para aproximar as profissionais.
A presidente do CRC-SC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, ressalta o foco de compartilhamento de conhecimento que terá o evento voltado para as contadoras de Santa Catarina.
– O evento se configura como um espaço de aprendizado e troca de experiências, criando uma rede de apoio que fortalece a atuação das mulheres na contabilidade – destaca a presidente Marisa Schvabe de Moraes.
Continua depois da publicidade
Leia também
“As mulheres agregam muito com suas visões diversificadas”, diz a empresária Cláudia Rosa
Dupla jornada, menores salários e desemprego: mulheres acumulam desafios no mercado de trabalho
Esporte, longevidade e negócios: especialistas dão conselhos para mulheres