Com cerca de 300 metros de orla, praia em Laguna une tranquilidade cercada de costões rochosos e vegetação nativa
-
Refúgio de SC ainda é pouco conhecido pelos visitantes – Reprodução/Visite Laguna/ND
- Paraíso ‘secreto’ oferece cerca de três trilhas e vegetação nativa – Reprodução/Visite Laguna/ND
- Praia da Tereza é considerada o ‘paraíso escondido’ de SC – Reprodução/Visite Laguna/ND
- Local oferece diversas opções de atividades para quem deseja passar o dia – Reprodução/Visite Laguna/ND
Localizada no Litoral Sul de Santa Catarina, em Laguna, a Praia da Tereza é um dos pontos turísticos mais atrativos da região. Ainda pouco conhecida por muitos visitantes, o lugar se tornou destino certo para surfistas, moradores e turistas que buscam tranquilidade longe da agitação do dia a dia.
Cercado por costões e vegetação nativa, o refúgio natural oferece diversas opções de atividades para quem deseja passar o dia com a família, praticar esportes, conhecer locais novos ou se reconectar com a natureza.
Paraíso em SC conta com trilhas, esportes náuticos e lagoa
Nomeada em homenagem a uma moradora local, a Praia da Tereza possui uma orla de pequena extensão, com pouco mais de 300 metros, águas cristalinas e areia fina. Apesar das ondas agitadas, o mar continua sendo propício para banho.

Além de dias relaxantes, a paisagem também conta com três trilhas que exploram a região e levam a outras praias, esportes náuticos, como surfe e canoagem e até uma lagoa. Confira as atrações.
Trilhas
Na região da Praia da Tereza é possível realizar três trilhas que levam às praias da Ilhota, do Mané Lome e do Siri.
Trilha Praia da Tereza – Praia da Ilhota
A trilha que liga a Tereza à Ilhota tem cerca de 3,7 km (ida e volta), 67 m de elevação e tempo médio de percurso entre 50 minutos e 1h10. A caminhada segue pela orla e é considerada tranquila, conectando duas praias separadas por um costão.
Apesar de o nível de dificuldade ser moderado, o percurso é aberto, sem vegetação que faça sombra. Por isso, recomenda-se realizar o trajeto bem cedo ou no fim da tarde.

Trilha do Gravatá – Praia do Mané Lome
A trilha do Gravatá, que liga a Praia do Mané Lome à Praia da Tereza, tem cerca de 11 km, 180 m de elevação e tempo médio de 2h30. O nível de dificuldade é moderado, já que alguns trechos exigem mais atenção.
O percurso pode começar no Tamborete ou no Gravatá, passando por praias desertas, mirantes e costões, até chegar à Praia da Tereza. O caminho combina areia, pedras e vegetação baixa.

Trilha Praia da Tereza – Praia do Siri
Considerada a mais curta das três, essa trilha possui apenas 300 metros de extensão. O trajeto, que liga a Praia da Tereza à Praia do Siri, leva de 5 a 10 minutos.
O caminho é separado por um morro baixo, de onde é possível observar as duas praias, costões rochosos ideais para fotos e um mar mais calmo.

Esportes náuticos e pesca
Por ser procurada por surfistas em busca de boas ondas, a Praia da Tereza oferece diversas possibilidades para a prática de esportes.
Além do surfe, a paisagem conta com a Lagoa de Santo Antônio dos Anjos, localizada atrás da orla, muito utilizada para canoagem e stand-up paddle.
Alguns pontos dos costões também são excelentes para a pesca, oferecendo uma vista privilegiada do mar.

Como chegar à Praia da Tereza
O acesso à Praia da Tereza pode ser feito de duas maneiras: a pé ou de carro.
- A pé: é possível chegar ao local por uma trilha, utilizando a estrada geral da Praia de Ypuã, pela SC-100.
- De carro: o acesso é feito pela SC-100, passando pelo km 5, na localidade de Passagem da Barra, até a estrada geral. A entrada é de difícil acesso para veículos menores e não há área de estacionamento.