A previsão orçamentária para os contornos ferroviários de São Francisco do Sul e Joinville não permitem otimismo com a retomada das obras, paradas desde 2011. Mesmo no empreendimento mais adiantado em preparação e com maior montante de recursos, em São Francisco do Sul, a volta dos trabalhos neste ano é improvável. No caso de Joinville, ainda com pendências a serem atendidas, as obras terão ainda mais dificuldade para a retomada.
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Pela proposta do Orçamento Geral da União para 2025, aprovada pelo Congresso Nacional e à espera de sanção presidencial, o contorno de São Francisco do Sul terá R$ 4,6 milhões. O montante é maior do que a quantia disponível em 2024, de R$ 400 mil, mas insuficiente para uma obra de mais de R$ 300 milhões, ainda que apenas para os trabalhos iniciais. Somente com suplementação de recursos a obra passará a ter chances. Mesmo que a decisão seja pela volta, ainda que com previsão orçamentária reduzida, há necessidade de nova licitação, ainda a ser lançada.
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O DNIT lançou edital no final de 2023 para a volta das obras em São Francisco do Sul, mas cancelou a concorrência após questionamentos do TCU. Desde então, o novo edital está em preparação. O contorno tem 9 km de extensão. No traçado, está o viaduto inacabado na SC-415, em estrutura conhecida ironicamente como “maior mesa de sinuca do mundo”. A conclusão do viaduto (os trens passarão sob a estrutura) foi apontada como “prioritária” pelo DNIT no edital de 2023.
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