O Brasil pode abrigar o primeiro beijo da humanidade e a prova disso estaria gravada há cerca de 50 mil anos nas paredes rochosas do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.
A descoberta foi feita pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que revelou a existência de uma pintura rupestre retratando duas figuras humanas se beijando.
Nas redes sociais, ICMBio compartilhou o registro, chamando-o de “o primeiro beijo da humanidade”.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
Registro do primeiro beijo da humanidade

A diferença deste achado, segundo o ICMBio, está na natureza da cena. Enquanto outras pinturas da região mostram atividades cotidianas como caça e dança, essa nova descoberta mostra um casais se beijando, abraçando e até em atos sexuais.
Feitas com pigmentos naturais, como óxidos de ferro e carvão, as gravuras resistem há milênios graças ao clima seco e às rochas areníticas da região. “Essas características garantem uma durabilidade impressionante às pinturas, que permanecem preservadas e visíveis até hoje”, explicou o órgão ambiental em nota.
O que é o Parque Nacional da Serra da Capivara
- As paredes rochosas do Parque Nacional da Serra da Capivara possuem muitas imagens – Chico Rasta/MTur/ND
Foto 1 de 3
- O parque é cheio das belezas naturais da Caatinga, bioma predominante da região, com seus cânions e cactos, além da joia arqueológica presente no parque que dá indícios de como os humanos chegaram às Américas – Chico Rasta/MTur/ND
Foto 2 de 3
- O Parque Nacional da Serra da Capivara fica no Piauí e é conhecido por ser um Patrimônio Mundial – Divulgação/ND
Foto 3 de 3
O Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no semiárido piauiense, é reconhecido pela Unesco desde 1991 como Patrimônio Mundial. Ele abriga um verdadeiro arquivo a céu aberto sobre a origem da humanidade nas Américas.
As pinturas da região já haviam chamado atenção de pesquisadores do mundo todo, mas a descoberta de uma cena de afeto tão antiga reacende o debate sobre a origem das expressões emocionais humanas.
Para especialistas, essa representação artística reforça a ideia de que o vínculo afetivo e o desejo de conexão emocional são traços universais da espécie humana.
Fábio Porchat fala sobre o local
O comediante Fábio Porchat comentou como o Parque Nacional da Serra da Capivara é um lugar espetacular.
“Se aquilo fosse na França, seria o lugar mais visitado do planeta, porque eu nunca vi algo tão espetacular”, completou o humorista.