Rodrigo Mora, atacante de 18 anos recém completos e com um futuro promissor pela frente. Considerado como uma das principais promessas do futebol português, o jogador do Porto foi convocado pela primeira vez pelo técnico Roberto Martínez nesta terça-feira (20).
Continua depois da publicidade
Martínez divulgou a lista de 27 convocados para a fase final da Liga das Nações, no qual a seleção lusa enfrenta a Alemanha em Munique, em 4 de junho. A equipe que vencer vai enfrentar o ganhador de Espanha e França, quatro dias depois.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
E Mora foi a grande novidade na lista. O treinador, inclusive, fez um discurso e tanto ao falar sobre o atacante durante a entrevista coletiva.
Continua depois da publicidade
– Mora é um jogador especial. Vi ele atuar pela seleção sub-17, com um impacto muito positivo. Depois do que fez pelo Porto nos últimos seis meses, merece entrar na seleção. É um jogador que pode fazer a diferença, tem 18 anos, é novo. Sorrio quando falo do Rodrigo Mora porque acho que vai marcar uma era no futebol português – disse Roberto Martínez.
Natural de Matosinhos, distrito do Porto, o atacante iniciou nas categorias de base do Custóias FC, onde chamou atenção de olheiros do Dragão. Assim, foi chamado para integrar a formação de um dos maiores clubes de Portugal a partir de 2016, quando tinha somente nove anos.
Mora desenvolveu seu futebol na formação do Porto e também fez sucesso nas categorias de base da seleção portuguesa. O atacante estreou pelo Porto B quando tinha apenas 15 anos e se tornou o jogador mais jovem a atuar em uma competição profissional local.
Roberto Martínez 🎙 “O que ele fez aos 17/18 anos na primeira equipa do FC Porto foi do mais alto nível durante os últimos seis meses. É um jogador muito especial, mas é novo e precisamos de ajudá-lo. Acho que vai marcar uma era no futebol português”#MarcaPorto pic.twitter.com/OI0uLbYisx
Continua depois da publicidade
— FC Porto (@FCPorto) May 20, 2025
A estreia pelo time principal foi em 25 de setembro do ano passado, na derrota por 3 a 2 para o Bodo/Glimt, pela Liga Europa, fora de casa. Desde então, o atacante passou a receber oportunidades.
A sequência de boas atuações fez com que ele alcançasse a titularidade rapidamente e se tornasse um dos pilares do time do técnico Martín Anselmi.
Mora marcou 11 gols e fez quatro assistências em 37 jogos na temporada. Foi eleito o jogador do mês em uma oportunidade durante a realização do Campeonato Português, no qual o Porto terminou na terceira colocação.

Jogador de drible fácil e habilidade, Mora é tratado em Portugal como Lamine Yamal é visto na Espanha. O Porto, é claro, tem todo o cuidado para não perder o jovem prodígio e estendeu vínculo com ele até 2030.
Continua depois da publicidade
É certo que Mora se tornará cada vez mais importante para o Porto. E, na seleção, resta saber se Roberto Martínez dará oportunidade para o jovem talento na equipe que tem Cristiano Ronaldo ainda como o principal nome.
Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Portugal