O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou nesta quinta-feira o mapa da área cedida pela União para o Parque Estadual Acaraí, em São Francisco do Sul. Os terrenos, incluindo o arquipélago Tamboretes, somam 1,8 mil hectares, equivalente a 26,9% da unidade de conservação, com 6,6 mil hectares. A cessão, com contrato publicado nesta semana, será usada na regularização fundiária.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
“Com mais essa etapa, o IMA se torna detentor de quase 40% da área do parque. Continuamos trabalhando para atingir a meta de ter 100% da área do parque indenizada, pública e preservada” afirma Bruno Pesserl, coordenador da unidade de conservação, conforme a assessoria do instituto. A presidente do IMA, Sheila Meirelles, apontou o avanço no processo de regularização fundiária das unidades de conservação como “decisivo para a proteção dos recursos naturais”.
Confira imagens do Parque Acaraí
Na cessão, são 13,4 milhões de metros quadrados em áreas na Praia Grande e nas ilhas costeiras do arquipélago dos Tamboretes. A área cedida pela União contempla também o espaço físico das águas públicas dos rios Perequê e Acaraí, com 4,5 milhões de metros quadrados. O prazo da cessão é de 20 anos, prorrogáveis pelo mesmo período, em várias vezes.
Continua depois da publicidade
Curitiba reforça cobrança de contorno ferroviário; obras em Joinville estão paradas desde 2011
Contorno de R$ 1 bilhão em SC, com túnel duplo, tem estimativa de quando ficará pronto
União cede área de quase 2 mil hectares para parque em ilha de Santa Catarina
Lote de duplicação com obras paradas é tema de audiência em SC
Estudo sobre concessão em SC vai avaliar se é viável a construção de novo estádio
Prefeitura de Joinville tem lista de imóveis “inseguros” a serem fechados com tapumes
Quando as primeiras áreas de escape de SC devem ficar prontas