Internado para tratar um quadro de bronquite, o papa Francisco passou a noite tranquila no hospital, informou a agência de notícias italiana Ansa na manhã deste sábado (15). O quadro de febre do pontífice também diminuiu. Com informações do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
— Há otimismo quanto à nova terapia que começou ontem [sexta] — disse à agência.
O pontífice foi levado ao hospital na sexta-feira (14) por conta de uma infecção respiratória. Ele estava com febre baixa e condição estável.
Quem assume a sucessão quando o Papa Francisco morrer
Continua depois da publicidade
“Na manhã de hoje, ao término de suas audiências, o Papa Francisco foi internado no Policlinico Agostino Gemelli para a realização de exames diagnósticos necessários e para dar continuidade ao tratamento da bronquite, que ainda persiste, em ambiente hospitalar”, diz o comunicado divulgado pelo Vaticano.
Como funciona a sucessão papal

A saúde do Papa Francisco tem gerado preocupação, especialmente após episódios recentes de falta de ar e cancelamento de compromissos (Foto: Reprodução, Banco de Imagens)

Se o pontífice falecer, o Vaticano entra em um período chamado “Sé Vacante”, administrado temporariamente pelo Cardeal Camerlengo (Foto: Reprodução, Banco de Imagens)

A escolha do novo papa ocorre por meio de um conclave, onde cardeais com menos de 80 anos votam até que um candidato receba dois terços dos votos (Foto: Reprodução, Banco de Imagens)
Quadro de Francisco
Francisco, de 88 anos, é papa desde 2013. Nos últimos anos, ele já enfrentou diversos problemas de saúde, que inclui dores nos joelhos e quadris, inflamação do cólon e uma operação de hérnia.
Em 2023, Francisco, que teve uma parte de um dos pulmões removida na juventude, ficou hospitalizado durante três dias devido a uma bronquite, tratada com antibióticos. No início deste mês, ele disse a fiéis em uma audiência semanal que estava com um “forte resfriado”, que mais tarde foi descrito pelo Vaticano como bronquite.
Continua depois da publicidade
Recentemente, ele pediu ajuda de assessores para concluir discursos em duas ocasiões, alegando dificuldades respiratórias.
— Deixe-me pedir ao padre que continue lendo porque ainda não posso com minha bronquite. Espero que, da próxima vez, eu possa — disse ele na segunda ocasião.
Leia também
VÍDEO: Ofegante, Papa Francisco pede ajuda para ler discurso pela segunda vez