• Home
  • Geral
  • Projeto “Recebendo o Futuro” resgata história e cultura de Timbó

Projeto “Recebendo o Futuro” resgata história e cultura de Timbó

O projeto “Recebendo o Futuro”, da Prefeitura de Timbó, tem como objetivo aproximar os estudantes da história local e do funcionamento da administração pública. Desde 2019, a iniciativa promove visitas educativas à sede do governo municipal, com roteiros personalizados para diferentes idades, permitindo que os jovens compreendam melhor o papel do município e se conectem com sua identidade cultural.

Na próxima sexta-feira, dia 28, as atividades do projeto retornam, com a expectativa de impactar cerca de 3 mil alunos ao longo do ano.

De acordo com o coordenador e servidor público, D’jonatha Cristofolini, a iniciativa é voltada para as escolas municipais, estaduais e particulares a partir do 4º ano. “Realizamos uma reunião na semana passada com as escolas, onde a ação foi apresentada. Agora, elas estão encaminhando as turmas com o número de alunos, e os itinerários e horários são organizados conforme a disponibilidade. Até o momento, temos cerca de 430 inscrições”, completa.

Coordenador e servidor público, D’jonatha Cristofolini. (Foto: Amanda Bittencourt/JMV)

As visitas guiadas possuem quatro itinerários diferentes, cada um adaptado para determinada faixa etária. O roteiro inclui visitas ao cemitério, à galeria dos ex-prefeitos, ao gabinete, à antiga Escola de Pomeranos, um tour histórico pelo Centro, a Igreja Luterana, o Museu do Imigrante, o Marco Zero, entre outros. Para os alunos a partir do 8º ano, são realizados debates com o prefeito e alguns secretários municipais sobre questões que impactam a cidade. “Essa interação traz a oportunidade de os jovens entenderem que são eles que fazem a cidade”, afirma o coordenador.

Sobre participar do projeto, transmitir e compartilhar conhecimento com as novas gerações, Cristofolini revela que “ensinar sobre a história de Timbó não é apenas uma aula de conteúdo, mas uma forma de mostrar que as pessoas são responsáveis por construir a cidade”.

Além disso, outras ações culturais e educacionais vão ocorrer ao longo do ano, como o evento “Autores dos 156”, que celebrará as personalidades de diversas áreas que contribuíram para a cidade, e o documentário “Timbó e Minhas Memórias”, que será lançado e retratará a trajetória de Fritz Lorenz, um dos maiores nomes da história local.

Confira a entrevista na íntegra:

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bolsonaro tem melhora progressiva dos exames, diz boletim médico

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), internado no Hospital DF Star, em Brasília, desde o dia…

Quatro produtos representam mais de 90% das cargas em porto de SC

Quatro produtos dominam a movimentação de cargas do Porto de São Francisco do Sul. O…

de refúgio ambiental a destino turístico

Um dos principais atrativos do parque de SC é a interação com os macacos-prego –…