Nos mercados brasileiros, o consumidor encontra uma variedade de ovos com tamanhos diferentes, mas não é esse o critério básico para definir em qual categoria os ovos serão incluídos. É o peso do ovo. Sim, o peso de cada ovo! E o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil definiu novos critérios recentemente em portaria: decidiu que os ovos com peso entre 38 e 47,99 gramas serão chamados ‘médios’ é os ovos com menos de 38 gramas devem ser incluídos na categoria B, somente para industrialização.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Então, as classificações por peso dos ovos ficaram assim: ‘Médio”, com peso de 38 a 47,99 gramas; “Grande”, de 48 a 57,99g; “Extra”, com 58 a 67,99g; e “Jumbo”, acima de 68g.
Veja mais fotos sobre ovos:
Continua depois da publicidade
Quem destaca as mudanças e o critério ‘peso’ para os ovos, agora, em redes sociais é a Granja Faria, empresa com sede em Santa Catarina que integra grupo que é o maior produtor de ovos do Brasil, o Global Eggs, do empresário Ricardo Faria.
– Construída em parceria com o setor, a Portaria SDA/MAPA nº 1.179/24 moderniza as regras para garantir a qualidade dos alimentos ofertados ao consumidor – afirmou o ministério sobre as mudanças que foram atualizadas em portaria deste ano, incluindo outras regras gerais ao setor produtivo.
Além desse critério de peso para definir as categorias, que têm preços maiores ou menores, outros fatores impactam no custo dos ovos em qualquer mercado. No Brasil, no final do ano passado e primeiro trimestre deste ano, os ovos aumentaram por problemas climáticos (excesso de calor), aumento do preço do milho e maior consumo nos mercados interno e externo.
Agora, passada a quaresma, quando católicos consomem menos carne e mais ovos, os preços dos ovos começaram a cair. Mas isso não está acontecendo da forma esperada porque os custos de alimentação para aves seguem altos e as exportações estão crescendo.
Continua depois da publicidade
Leia também
Empresa de tecnologia de Florianópolis lança sistema para diagnóstico automotivo
SC estuda aderir ao programa de dívidas da União, mas gostaria de compensar verbas de BRs
Tecnologias e ações da Epagri geram retorno de R$ 4,81 bilhões para a sociedade em 2024