• Home
  • Geral
  • Porto de Imbituba movimenta 146 milhões de dólares e quebra recorde no mês de janeiro

Porto de Imbituba movimenta 146 milhões de dólares e quebra recorde no mês de janeiro

Complexo portuário movimentou mais de 600 mil toneladas de cargas em janeiro (Foto: SCPAR Porto de Imbituba, Divulgação)

O Porto de Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina, tem um início de 2025 acima da média dos últimos anos. Em janeiro, o complexo portuário movimentou mais de 600 mil toneladas de cargas em janeiro de 2025, um recorde para o período. No primeiro mês do ano as operações de importação e exportação no local registraram mais de 140 milhões de dólares em janeiro de 2025.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

De acordo com o SCPAR, em janeiro, o porto recebeu 28 embarcações, com um aumento de 33% em relação ao mesmo mês de 2024. O saldo comercial das cargas também registrou aumento de 33% em relação a dezembro. Já os desembarques apresentaram um crescimento de 16% comparado a dezembro e um aumento de 36% em relação a janeiro de 2024.

Exportações e importações

As importações lideraram as operações do porto, representando 54,3% do total de cargas do primeiro mês de 2025, com aumento de 35% em comparação ao mesmo período no ano passado. As exportações correspondem a 33,6% do total e também registraram um crescimento de 35%. A cabotagem, que é o transporte marítimo entre portos brasileiros, representou 9% das movimentações no complexo portuário.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as operações de importação e exportação no local movimentaram mais de 146 milhões de dólares — mais de R$ 834 milhões na cotação atual do dólar (5,716 BRL) — em janeiro de 2025.

Continua depois da publicidade

Cargas mais registradas em janeiro

As cargas mais registradas neste início de 2025 foram os granéis sólidos, com mais de 395 mil toneladas, 65% da movimentação do complexo. O destaque foi o coque de petróleo, que superou as 156 mil toneladas. Já em 2024 os contêineres, hulha betuminosa, sal, farelo de milho e trigo também foram cargas frequentes.

Para Alexandre Pinter, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, esses números firmam o local como uma referência em Santa Catarina.

— Esses resultados consolidam Imbituba como uma alternativa logística competitiva e refletem o esforço constante pela melhoria da gestão do Porto, trazendo benefícios para todos os envolvidos — afirma Alexandre.

Demais portos de SC

Santa Catarina tem outros portos de importância nacional que também tiveram destaque na movimentação de cargas em janeiro. Itajaí, que recentemente foi repassado à Autoridade Portuária de Santos, movimentou no primeiro mês de 2025 1,27 milhão de toneladas, 26% a mais que o mesmo mês de 2024.

Continua depois da publicidade

Já os portos de Navegantes (a Portonave), Itapoá e São Francisco do Sul ainda não divulgaram os dados de movimentação do mês.

Leia também

FOTOS: Navio gigante de quase 350 metros atraca no Porto de Imbituba

Porto de Imbituba movimenta 2,3 bilhões de dólares em ano recorde

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“conquista que não é só minha”

A advogada Cristiana Guérios tomou posse como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),…

Educação: Novas diretrizes para o uso de celulares e meios digitais nas escolas

O Conselho Nacional de Educação (CNE), instância de participação social do Ministério da Educação (MEC),…

NSC conquista sete premiações no 4º Prêmio ACI OCESC de Jornalismo

Foram sete trabalhos vencedores (Foto: NSC, Reprodução) Profissionais da NSC foram reconhecidos no Prêmio ACI…