• Home
  • Geral
  • Por que penitenciária de SC não entrou em funcionamento mesmo 9 meses após inauguração

Por que penitenciária de SC não entrou em funcionamento mesmo 9 meses após inauguração

Penitenciária foi inaugurada em junho de 2024 (Foto: João Gabriel, CBN Joinville)

A nova penitenciária de São Bento do Sul não entrou totalmente em operação desde que foi inaugurada, há cerca de nove meses. A unidade prisional teve um investimento de R$ 32,9 milhões, com capacidade para abrigar 420 internos em regime fechado. No entanto, há somente 18 presos no local.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp

A cerimônia de inauguração aconteceu em 27 de junho e contou com a presença do governador Jorginho Mello (PL). Nove meses depois, apenas 18 presos foram enviados ao local para auxiliarem com serviços gerais no estabelecimento. 

Veja fotos da penitenciária de São Bento do Sul

Continua depois da publicidade

A unidade ainda não recebeu novos presos ou entrou em operação oficialmente porque, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), após inaugurada, passou por uma fase de testes de operacionalização, onde foram identificadas algumas falhas estruturais na edificação, entre elas infiltrações no sistema de abastecimento de água e outras “pequenas correções na estrutura”, informou a pasta. 

Alunos que esfaquearam professora no RS teriam quebrado câmeras antes: “Premeditado”

A Sejuri ainda comentou que a construtora responsável foi oficialmente notificada por conta dos problemas e as readequações estão sendo concluídas até o final deste mês. Além disso, a Sejuri está analisando juridicamente a aplicação de sanções administrativas à empresa responsável.

A partir disso, a previsão para que a penitenciária de São Bento do Sul comece a receber os detentos na primeira quinzena de abril. Os presos deverão ser encaminhados de outras unidades da região.

Mais sobre a unidade

A Penitenciária Industrial de São Bento do Sul será focada na ressocialização dos detentos por meio do trabalho e da educação. O local possui um módulo de oficinas com aproximadamente 964 metros quadrados e um módulo educacional com cinco salas de aula, cada uma com capacidade para 25 apenados.

Continua depois da publicidade

Há também ala de informática, biblioteca, sala dos professores, áreas específicas para assistência à saúde, incluindo consultório odontológico, consultório médico, posto de enfermagem, quartos individuais e coletivos para isolamento e tratamento médico.

Também dispõe de uma sala de atendimento social, sala para audiências, sala da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e 11 parlatórios. A edificação possui um sistema de coleta e armazenamento de água pluvial para reutilização nas áreas externas, além de um reservatório com capacidade para 333 mil litros de água, com sistema de aquecimento e recirculação de água.

A edificação é cercada por uma muralha de 6 metros de altura e possui quatro torres de vigilância com 10 metros de altura nas extremidades da unidade.

Leia também

Vovó que compartilhava pornografia infantil pelo celular é indiciada em Joinville

Como 24 pessoas acabaram condenadas em uma única ação do MPSC no Meio-Oeste de SC

Mulher escapou de ataque brutal ao fingir morte em Blumenau e polícia cita amor platônico

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ex-gerente de banco é investigado por aplicar golpes milionários em empresas de Brusque e Guabiruba

Iago Bretzke, ex-gerente de uma cooperativa de crédito de Guabiruba, é investigado pela Polícia Civil…

Câmara de Botuverá aprova projeto que autoriza prefeitura a firmar contratos para atender crianças neurodivergentes

A Câmara de Vereadores de Botuverá aprovou na terça-feira, 21, um projeto de lei que…

voXXclub chega a Blumenau

Boyband alemã se apresenta entre quinta e sábado na maior Festa Alemã das Américas Familiarizada…